>, RH Estratégico >Como utilizar o Linkedin no recrutamento de colaboradores?

Como utilizar o Linkedin no recrutamento de colaboradores?

As redes sociais mudaram profundamente o relacionamento entre clientes e empresas. Com a evolução ao passar dos anos, isso foi se expandindo, tanto que elas passaram a ser meios de contato entre profissionais e organização. Não é por acaso que muitas companhias começaram a utilizar o LinkedIn no recrutamento.

Só no Brasil, a rede social profissional conta com mais de 25 milhões de usuários e tem se mostrado uma mina de ouro para recrutadores em busca de talentos. No entanto, ainda existem muitas dúvidas sobre como fazer uma seleção eficaz e de qualidade e é justamente sobre esse assunto que falaremos hoje. Continue a leitura e descubra como tirar melhor proveito do LinkedIn!

Use o LinkedIn Talent Finder

Essa ferramenta é oferecida nos planos da rede social. A empresa paga uma taxa mensal e tem o direito de usar o LinkedIn Talent Finder. O maior benefício é encontrar candidatos que se encaixam em suas pretensões de recrutamento.

Além disso, ela proporciona uma facilidade bastante buscada pelos recrutadores: rapidez e qualidade. Com a ajuda da ferramenta é possível encontrar profissionais mais qualificados, contatá-los e atraí-los, mesmo que eles não estejam efetivamente buscando um novo emprego.

Aposte nos anúncios por meio do LinkedIn Jobs

Os anúncios patrocinados dão uma visibilidade muito maior para a empresa. É só pegar como exemplo os posts do Facebook que são patrocinados e ver o engajamento que eles possuem. Com o LinkedIn, isso não é diferente. A rede social tem uma ferramenta especial chamada LinkedIn Jobs.

Mas por que utilizá-la? Simples, você conseguirá segmentar o público que verá o anúncio, além disso, terá um alcance muito maior, permitindo ao candidato encontrá-lo por meio de palavras-chaves, nome da empresa, competências, entre outros!

Trabalhe a aparência nas redes sociais

Não adianta pagar por anúncios e fazer planos de recrutamento, se a imagem da sua empresa não está atrativa nas redes sociais. É preciso trabalhar o perfil para de fato atrair os candidatos.

Para dar uma aparência profissional, crie uma página de negócios. Ao solicitar a inserção de uma empresa, você terá que colocar informações sobre ela, como histórico, contato e número de funcionários. Não se esqueça de inserir um site, assim, o colaborador tem a oportunidade de saber mais sobre o empreendimento.

Lembre-se também de solicitar aos funcionários da empresa que mantenham perfis ativos nessa rede social. Isso ajuda a criar engajamento e identificar novos talentos.

Participe de grupos para utilizar o LinkedIn no recrutamento

Outra possibilidade de usar o LinkedIn de forma eficaz é participar de grupos profissionais nessa rede social. Mas não basta apenas entrar no grupo! É fundamental interagir com os participantes.

No momento em que a empresa participa de discussões, faz publicações (o LinkedIn tem uma ferramenta que funciona como uma espécie de blog bem interessante), os profissionais ficarão curiosos em conhecê-la.

Consequentemente, isso gera networking e, até mesmo, futuras contratações de talentos. No entanto, é importante criar certa ligação antes de abordar os colaboradores para poder ter um gancho de ligação e não falhar na seleção.

Utilizar o LinkedIn no recrutamento é uma maneira eficaz de encontrar profissionais qualificados, mesmo fora de sua área de abrangência. Apostar nessa rede social é importante para fazer uma seleção mais assertiva.

Gostou das nossas dicas de como utilizar o LinkedIn no recrutamento? Então, não deixe de nos seguir nas redes sociais (Facebook, LinkedIn, Twitter e YouTube)!

2018-06-29T11:34:09+00:00

Sobre o Autor:

Com mais de 17 anos de experiência no mercado de TI, formado em Ciência da Computação. Estudante de Filosofia e Psicanálise. Empreendedor, apaixonado por pessoas e inovação. Diretor para Negócios Cloud e Inovação na INTELLIGENZA.