Para que uma empresa seja competitiva, é fundamental que ela possa contar com colaboradores capacitados para o exercício de suas funções. No entanto, apesar do tempo e recursos empregados no treinamento de funcionários, muitas vezes a produtividade é prejudicada por um fenômeno que dificulta o alcance de níveis elevados de performance — o turnover. Mas como reduzi-lo em uma organização? É sobre isso que vamos falar no post de hoje. Acompanhe!

Por que reduzir o turnover é importante?

O turnover, que pode ser definido como o índice de rotatividade, define o percentual de substituição de funcionários em uma organização. Ele indica o giro entre contratações e demissões. Mas por que ele é importante?

Selecionar, contratar, treinar e adaptar um colaborador gera custos. Porém, espera-se que esses custos sejam compensados com a produtividade do contratado. No entanto, quando ocorre seu desligamento do quadro de funcionários, a empresa perde em vários sentidos:

  • É necessário iniciar um novo processo de contratação, o que implica em despesas;
  • Até que o novo funcionário seja contratado, o cargo fica vago;
  • A ausência de um colaborador faz com que as atividades deixem de ser cumpridas ou sobrecarreguem outros funcionários;
  • Os recursos usados para o treinamento do funcionário desligado não geram retorno;
  • Mesmo depois de uma nova contratação, não haverá normalidade no ritmo de produção até que o novo contratado se adapte plenamente;
  • Um alto índice de turnover faz com que a organização não seja vista pelo mercado como um bom lugar para se trabalhar, o que dificulta a captação de bons candidatos para outros cargos.

Portanto, o turnover não é apenas mais um índice. Ele é um dos principais desafios para a gestão de pessoas. Reduzi-lo é importante para garantir a produtividade e a lucratividade da companhia.

Então, como reduzir o turnover?

Agora que você já entendeu o quanto é importante reduzir a rotatividade, selecionamos algumas dicas que vão ajudá-lo a diminuir esse índice em sua empresa. Quer conhecê-las? Continue a leitura!

1. Realize uma entrevista demissional

Se você percebe uma debandada de profissionais de sua empresa, especialmente os melhores talentos, é muito importante entender as razões desse fenômeno.

Por isso, não entenda que uma entrevista demissional representa uma perda de tempo. O funcionário está saindo, porém o feedback que ele pode oferecer é útil para identificar razões de insatisfação.

2. Corrija fatores de insatisfação

Quando as queixas apresentadas na entrevista demissional são recorrentes, é preciso prestar atenção ao sinal de alerta. Isso significa que os mesmos problemas estão afetando um número grande de colaboradores.

Corrigir processos, melhorar o clima organizacional e garantir a solução para os problemas que causam insatisfação são ações que podem promover a retenção de talentos, aumentando a lucratividade da empresa.

3. Analise sua concorrência

Compare a remuneração que a organização oferece com a média do setor ou com o das empresas que captam seus funcionários com frequência. Garantir uma certa equidade ajuda a reter talentos, em vez de formar mão de obra para seus concorrentes.

4. Adote políticas transparentes

Quando as pessoas sabem o que esperar da organização, é mais comum que formem expectativas mais realistas e não se sintam injustiçadas.

Portanto, uma política transparente para cargos e salários, oportunidades de ascensão, definição de escalas e outros procedimentos fazem que o profissional sinta que trabalha em um ambiente justo, no qual ele terá oportunidades de construir uma carreira sólida.

5. Capriche na seleção de candidatos

Nem sempre a insatisfação ocorre devido a problemas da empresa como um todo. Muitas vezes o funcionário simplesmente não se adapta ao cargo porque não possui características ou habilidades necessárias para executar suas atribuições.

Nesses casos, o desempenho pode ser sofrível ou exigir do colaborador a execução de atividades que geram estresse e frustração por não serem compatíveis com suas habilidades.

Esse problema é evitado com um bom processo de recrutamento e seleção, que contrate candidatos não apenas com base em sua formação, conhecimento ou experiência, mas principalmente por seu perfil profissional.

Entendeu as razões para reduzir o turnover e as medidas para alcançar esse resultado? Gostaria de conhecer outras soluções para a administração do capital humano de sua empresa? Então não perca tempo! Descubra agora mesmo como simplificar sua gestão de RH com o nosso e-book!