Trabalhista – NTEP – Resolução CFM 2.183/2018 é parcialmente suspensa por liminar

  • CFM

Prezados, bom dia!

Esta resolução trata do NTEP, o que significa esta sigla??

Nexo Técnico Epidemiológico Previdenciário

O NTEP, a partir do cruzamento das informações de código da Classificação Internacional de Doenças – CID-10 e do código da Classificação Nacional de Atividade Econômica – CNAE aponta a existência de uma relação entre a lesão ou agravo e a atividade desenvolvida pelo trabalhador.

Em recente decisão liminar, o Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região concedeu tutela antecipada para suspender, com eficácia nacional, os efeitos do artigo 9º da Resolução CFM 2.183/2018. O artigo estabelece que o Médico do Trabalho poderá contestar o Nexo Técnico Epidemiológico Previdenciário estabelecido pela perícia médica previdenciária e, em sua peça de contestação ao perito médico da Previdência, enviar documentação comprobatória – incluindo dados de prontuários médicos – para demonstrar que os agravos não possuem nexo com o trabalho exercido.

A matéria suscitou debate em relação ao uso de informações de prontuários médicos sem conhecimento do trabalhador. Para o Ministério Público do Trabalho, o texto faculta aos Médicos do Trabalho o desrespeito ao sigilo dos prontuários médicos sob sua guarda. Diante da insegurança jurídica, a presidente da ANAMT, Dra. Marcia Bandini, recomenda:

“É crucial que os Médicos do Trabalho ajam de acordo com a lei e deixem a contestação da matéria ser feita por parte das empresas, caso haja interesse. Nosso dever é agir eticamente e jamais usar informações de prontuário médico sem conhecimento ou consentimento do trabalhador”.

https://www.anamt.org.br/portal/wp-content/uploads/2019/08/decisao_ACP-0000571-49.2019.5.10.0018.pdf

Fonte: ANAMT – Associação Nacional de Medicina do Trabalho

2020-07-08T15:56:17-03:00

Share This Story, Choose Your Platform!

Sobre o Autor:

Com mais de 25 anos de experiência em RH, formado em Administração de Empresas. Há 08 anos no segmento de TI, participando ativamente de projetos eSocial, hoje responsável pela área de Legal da INTELLIGENZA.
Ir ao Topo