O sistema SAP revolucionou a forma como as empresas conseguem mais agilidade, rapidez e eficiência nos processos internos. Acontece que muitos ainda resistem aos encantos da tecnologia e argumentam que é preciso esperar a organização crescer para investir.

Esse é um pensamento equivocado, pois essa ferramenta ajuda a acelerar o crescimento da instituição e, por essa razão, deve ser implantada desde cedo. Outro fator que causa atraso na aceitação desse poderoso recurso é acreditar em falácias.

Para desmistificar alguns boatos, selecionamos os principais mitos acerca do sistema e desvendamos esse mistério para você. Continue a leitura!

Mito 1 – SAP é exclusivo para empresas de grande porte

Há muito tempo as ferramentas de integração de processos deixaram de ser um privilégio de grandes corporações. Qualquer empresa precisa melhorar os resultados, aumentar a eficiência e buscar o crescimento no mercado.

Nesse sentido, independentemente do tamanho, toda instituição pode se beneficiar do sistema SAP para suprir a demanda, se desenvolver e alcançar seus objetivos.

Mito 2 – SAP é um sistema complexo

O software não oferece nenhuma complexidade de utilização. Ao contrário, ele tem capacidade para atender às necessidades do presente e se prepara para realizar atividades complexas no futuro.

É um sistema flexível e robusto, capaz de fazer com que a empresa cresça com confiança e segurança. Possui uma estrutura única que se adapta às características do negócio.

Sistema SAP

Mito 3 – SAP é uma ferramenta muito cara

Um erro muito comum é analisar o sistema SAP com base apenas no preço. Ele tem um enorme potencial de geração de valor e retorno sobre o investimento. É preciso levar em consideração o custo-benefício.

A economia gerada com a redução de perdas, custos, tempo, retrabalho e melhoria geral na eficiência dos processos justifica o preço. Portanto, a implantação não deve ser vista como despesa, mas investimento.

Mito 4 – Sistema SAP é difícil de ser instalado

O período de implantação do sistema SAP demora, no máximo, seis meses. Em se tratando de tecnologia da informação, esse tempo é absolutamente normal. O processo de manutenção foi simplificado depois de um constante aprimoramento da ferramenta.

Além disso, o retorno do investimento é imediato, pois as soluções são feitas sob medida, de acordo com a realidade de cada empresa. Não é qualquer software que oferece essa vantagem.

SAP é pioneiro na integração de processos e possui um diferencial para empresas de diversos setores e tamanhos. A maior vantagem é poder expandir os negócios de forma sustentável à medida que a demanda cresce. Ele não é nada limitado, pelo contrário: é adaptável e flexível.

Os benefícios do sistema SAP são usufruídos diariamente por empresas em todos os continentes. O risco de dar errado existe, mas isso está associado às falhas de gerenciamento e não à ferramenta. Portanto, ela é uma solução perfeita para o tamanho e a necessidade da sua empresa. Pense nisso!

Você é um dos que acreditavam nesses mitos? Quais? Deixe um comentário contando por que você pensava assim e o que achou de conhecer a realidade!