A computação em nuvem oferece inúmeros aperfeiçoamentos em muitas áreas de uma empresa, mas poucas conseguem se beneficiar tanto quanto o setor de Recursos Humanos. Para a maioria das organizações, migrar para a nuvem é essencial para se manter em contato com o que há de mais novo no mundo da tecnologia. E com o RH não é diferente.

A utilização de sistemas na nuvem pode tornar o trabalho da equipe muito mais produtivo e estratégico. Acompanhe nosso post e entenda por que você tem que investir em computação em nuvem para seu setor de RH!

Tenha uma gestão de talentos mais estratégica

Não é preciso dizer que o recrutamento é uma das responsabilidades primordiais do RH. Recrutadores utilizam diversos softwares e processos para encontrarem talentos e avaliar currículos, mas esses programas se mostraram cheios de falhas.

Tradicionalmente, o processo de recrutamento significa esquadrinhar toda a informação do candidato manualmente, ocupando horas e horas e estando sujeito a erros.

As soluções na nuvem têm o poder de mudar isso. Na batalha pelos melhores talentos do mercado, o departamento de RH pode usar os benefícios da computação em nuvem para se manter à frente da competição. Por exemplo, em vez de lançar mão de sistemas que funcionam por e-mail ou por papel, candidatos submetem seus currículos pela internet via um programa de análise integrada que pode avaliar melhor seu potencial.

Faça sua empresa e seu RH serem mais atraentes para os funcionários

Transparência no local de trabalho é tão importante para empregadores quanto para empregados. Eles querem entender melhor e mais rápido as informações contidas em seu contracheque e quais são seus benefícios. Na forma tradicional, o funcionário precisa ligar para o RH solicitando essas informações, que perde muito tempo nessa tarefa.

Atualmente, por meio de soluções em nuvem para o RH, o funcionário tem acesso a essas informações a qualquer hora, permitindo que ele veja e faça atualizações quando necessárias.

Outra vantagem é que essas plataformas deixam tarefas administrativas mais eficientes. Se um trabalhador desejar agendar um dia de folga ou informar que chegará atrasado ao trabalho, tudo que ele precisa fazer é abrir o aplicativo (até pelo smartphone) e enviar um pedido ou mensagem de aviso.

Essas conveniências deixam o setor de RH mais eficiente e acessível, destacando sua empresa para candidatos de alto nível.

Fortaleça sua marca e sua reputação

Um dos maiores benefícios de serviços na nuvem é a capacidade de coletar e organizar vastas quantidades de dados e usá-los para fortalecer as operações do negócio.

Por exemplo, muitos departamentos de RH rastreiam uma variedade de indicadores para medir a força da imagem da empresa no mercado e o engajamento de funcionários. Com aplicativos na nuvem, essa análise é simplificada, permitindo que o setor de RH possa calcular os resultados de seus programas interna e externamente.

A reputação de uma marca é tão importante para o sucesso de um negócio que grande parte dos empregados pode escolher ir para outra empresa se ela manter uma imagem melhor perante o público. A nuvem pode trazer mais modernidade para sua empresa com aplicativos de colaboração e treinamento, tornando-a mais atraente.

Corte gastos com a computação em nuvem

Com a nuvem, não há necessidade de gastar com instalações custosas, manter um time grande de técnicos em TI e reservar um grande espaço para os servidores. Migrar para a nuvem também corta gastos com upgrades no sistema, uma vez que parte dessa responsabilidade fica por conta do provedor contratado.

Além disso, personalizações e extensões acompanham essas atualizações, permitindo que usuários usufruam das vantagens de novas propriedades e funções.

Se sua meta for ganhar vantagem competitiva para seu setor de RH no mercado, seja aprimorando o envolvimento dos funcionários ou fortalecendo os esforços de recrutamento, analise como a computação em nuvem pode favorecer sua empresa. Com tantas funções diferentes, escalabilidade e eficiência, essa tecnologia pode ser o que faltava para o seu negócio.

Além da computação em nuvem, o setor de RH pode se enriquecer mais ainda com o auxílio de softwares. Quer saber mais? Então baixe nosso e-book e saiba como escolher o melhor software de gestão de pessoas para sua empresa!