Recrutar pessoas não é uma tarefa fácil. Além da complexidade inerente a cada pessoa, muitas vezes há uma urgência no preenchimento da vaga, e é preciso eficiência na contratação. Por essa razão, é cada vez mais necessário que as empresas adotem um processo de recrutamento eficiente, conseguindo aliar dinamismo e visão, e atraindo os melhores profissionais para os seus quadros.

É preciso ter em mente a importância do processo de recrutamento para o próprio desenvolvimento da empresa. Hoje em dia, as máquinas fazem o trabalho mecânico, e as organizações estão em busca de colaboradores com capacidade de inovação, decisão e proatividade.

Cabe a você, assim, identificar nos candidatos essas habilidades.

Neste post, vamos dar 5 dicas de como criar um processo de recrutamento eficiente na sua empresa. Confira!

1. Defina o perfil para o ocupante da vaga

O primeiro passo para conseguir algo é saber exatamente o que se deseja. No processo de seleção de colaboradores não é diferente.

É preciso delimitar a qualificação desejada, o perfil pessoal do colaborador, as habilidades indispensáveis à realização das funções do cargo e assim por diante.

Fazer uma perfeita e completa caracterização do perfil do ocupante da vaga tornará mais fácil sua identificação na gama de candidatos existentes.

2. Escolha o tipo de recrutamento

Definido o perfil de candidato buscado, é hora de avaliar qual a melhor forma de encontrá-lo e a forma de realização do recrutamento — e aqui fala-se em recrutamento interno, externo ou misto.

Muitas vezes, o talento procurado pode estar dentro da própria empresa, e você não pode desconsiderar isso. Além do mais, o recrutamento interno é um processo mais barato que os demais, uma vez que não é preciso gastar com publicações na mídia e também evita-se perda de tempo com a análise de dezenas ou centenas de currículos.

Além disso, o recrutamento interno é uma forma de motivar os colaboradores a serem mais dedicados e produtivos, visando uma ascensão funcional.

Entretanto, se o interesse primordial da empresa for o rápido preenchimento da vaga, ou mesmo se estiver buscando um profissional com qualificação diferenciada ou habilidades especiais, o ideal é ampliar as possibilidades de participação e fazer o recrutamento externo — buscando candidatos fora da empresa — ou misto — em que participam candidatos de dentro e de fora da organização.

3. Estabeleça a forma de seleção

A seleção dos profissionais pode ocorrer de variadas formas: análise de currículos, testes de conhecimentos, dinâmicas de grupo, psicotestes, entrevistas, ou todas elas juntas.

Na verdade, é difícil priorizar uma só forma de seleção, pois cada uma delas cumpre um papel específico na identificação de habilidades também específicas. Por isso, o melhor a fazer é mesclar algumas dessas formas, de acordo com a vaga em disputa.

A entrevista, contudo, é um procedimento essencial, pois ela proporciona maior interação entre o candidato e a empresa, gerando a possibilidade de você avaliar a conduta, o temperamento, comportamento e outros sinais da linguagem não verbal dos candidatos.

4. Confirme as informações recebidas

Outra dica importante é que você confirme as informações prestadas pelos candidatos e, aqui, as redes sociais podem ser importantes aliadas.

Muitas vezes, os profissionais, para impressionar o entrevistador, terminam por distorcer fatos ou ocultar traços de personalidade que entendem como desfavoráveis na hora da seleção. Por meio das redes sociais pode-se verificar a conduta e alguns outros importantes detalhes que não foram observados durante a entrevista, facilitando a sua tomada de decisão.

5. Se prepare para o processo de recrutamento

Esta é outra dica valiosa. No processo de seleção, o recrutador forma impressões sobre os candidatos, mas a recíproca também é verdadeira.

Demonstrar segurança, firmeza e técnica é essencial para a boa condução dos trabalhos e para a elevação do próprio status da organização.

Seguindo essas dicas será possível que seu processo de recrutamento ache os melhores profissionais e garantir para a organização o seu recurso mais valioso: o humano.

Para auxiliá-lo nessa gestão, disponibilizamos uma material bem bacana para otimizar seus processos e obter uma força de trabalho mais ágil no século XXI.

BAIXE AGORA E SIMPLIFIQUE A GESTÃO DE RH

processo de recrutamento