> >Previdência – Projeto que cria auxílio para pessoas com deficiência empregadas vai ao Congresso

Previdência – Projeto que cria auxílio para pessoas com deficiência empregadas vai ao Congresso

Prezados leitores!

O presidente Michel Temer encaminhou ao Congresso Nacional, na última sexta-feira, o texto do projeto de lei que “dispõe sobre o auxílio-inclusão para a pessoa com deficiência moderada ou graça”.

O projeto é interessante, preocupa-me quem pagará esta conta? Longe de criar polêmica, todo benefício aos portadores de deficiência ou programas de inclusão são bem-vindos, mas acontece que hoje vivemos previdenciariamente tensos, muito perto do colapso, necessitamos urgente de uma reforma.

Qual a sua opinião?

Este benefício já existe (BPC – Benefício de Prestação Continuada), acontece que o profissional portador de deficiência após ingressar no mercado de trabalho, a fonte pagadora (INSS) corta o benefício. O valor pago corresponde a 01 SM (Salário Mínimo – R$ 954,00), projeto prevê a manutenção do benefício (manter) no valor R$ 477,00 (equivale  50% do SM).

Apesar do projeto, se aprovado, gerar um gasto extra a curto prazo, a expectativa é que a medida estimule o preenchimento de mais vagas no mercado e os benefícios de prestação continuada sejam substituídos pelo auxílio-inclusão, representando metade do gasto.

2018-12-04T14:36:30+00:00

Sobre o Autor:

Com mais de 25 anos de experiência em RH, formado em Administração de Empresas. Há 08 anos no segmento de TI, participando ativamente de projetos eSocial, hoje responsável pela área de Legal da INTELLIGENZA.