O sucesso de uma empresa depende, entre outros fatores, de atingir uma alta produtividade, com colaboradores engajados e permanentemente motivados. O desafio está em fazer com que todos busquem sempre o melhor resultado individual e para a equipe. E isso é algo que um sistema de meritocracia pode gerar. Mas, exatamente, o que é meritocracia?

Dizer que se trata de recompensar as pessoas pelo seu mérito pode ser uma definição muito superficial. Na verdade, utilizar a meritocracia dentro da empresa exige planejamento e a aplicação de alguns princípios para que gere os resultados esperados. Transparência nas regras, clareza na comunicação e feedbacks objetivos são alguns exemplos.

Se você quer saber mais sobre o tema e descobrir como aplicar na sua empresa, continue lendo este artigo.

O que é meritocracia nas empresas?

Podemos dizer que um sistema meritocrático dentro de uma empresa desenvolve planos e ações para recompensar adequada e permanentemente os melhores desempenhos. Nele, o mérito é o principal fator de crescimento. Seu objetivo é gerar engajamento, manter o entusiasmo e obter de cada colaborador e de cada equipe a melhor performance possível.

Por que é importante?

Os resultados positivos da aplicação da meritocracia acontecem porque esse sistema, quando bem executado, gera um ambiente interno competitivo, mas também colaborativo. Ele é importante porque dissemina a cultura do mérito, onde o esforço é sempre adequadamente recompensado e os melhores desempenhos são beneficiados de forma justa e transparente.

Trabalhar em uma empresa que aplica a meritocracia favorece o crescimento profissional. O negócio se beneficia com o maior engajamento das pessoas marcado pela motivação e pela busca de desenvolvimento de todos.

Como promover a meritocracia na sua empresa?

Existem muitas formas de promover a meritocracia dentro de um negócio. Para isso é necessário criar alguns sistemas de premiação e recompensa que sejam baseados no mérito individual e também coletivo, de forma que os times também sejam favorecidos por seus resultados em grupo.

Veja algumas dicas!

Salário e bonificação

É o modo mais básico de premiar quem tem bom desempenho. Oferecer aumento de salário para quem apresenta desempenho acima da média ou bonificações periódicas para resultados atingidos é um fator motivacional muito forte. Isso faz com que as pessoas queiram atingir suas metas e demonstra para os demais que eles também podem chegar lá.

Cargos e promoções

Ter um plano de carreira que seja transparente é outra forma de promover a meritocracia. Os colaboradores devem saber o que precisam apresentar em termos de resultados para que sejam promovidos. Também é importante que saibam quão longe podem chegar na hierarquia como forma de mantê-los sempre estimulados a buscar promoções por meio de performances cada vez melhores.

Remuneração variável

Oferecer prêmios e comissões aos que apresentam as melhores performances também se encaixa em um sistema de meritocracia. É sempre um estímulo positivo, tanto pela remuneração a mais quanto pelo reconhecimento do esforço e do profissionalismo.

Como se vê, desenvolver um sistema meritocrático é sempre uma forma de estimular os colaboradores a serem mais produtivos. Isso também contribui para o engajamento de todos, especialmente quando percebem que fazem parte de um sistema de recompensa que seja justo e transparente, com oportunidades iguais para todos. Basicamente, justiça e equilíbrio definem bem o que é meritocracia na prática.

Gostou do conteúdo? Então aproveite e descubra também qual o perfil de líder ideal para gerenciar a geração Y.