Automatizar atividades por meio de sistemas não é nenhuma novidade. Otimização de processos, eliminação de tarefas burocráticas e redução de erros são algumas das facilidades que eles prometem. Mas será que todas essas vantagens são aplicáveis na complexidade das rotinas em Recursos Humanos? O que a empresa perde quando decide em não usar um software de RH?

É o que você vai saber no post de hoje. Continue acompanhando!

Eficiência

Sim, sem um sistema para o RH a empresa perde eficiência. Não é um questionamento à competência dos funcionários, mas uma constatação decorrente da realidade de que existe um risco maior de as pessoas cometerem erros e tornarem a refação de tarefas uma necessidade.

Sabe-se que o RH tem muitas atribuições voltadas à parte humana, mas ele também precisa realizar uma série de cálculos. Eles, por sua vez, fazem com que salários, benefícios e encargos sejam pagos de maneira correta e de acordo com a legislação.

Um software realiza essas tarefas da forma correta logo na primeira vez. Sem erros, sem retrabalho, sem sanções por atrasos ou falhas no pagamento de encargos — simples assim!

Além disso, o setor precisa controlar uma série de datas: férias de funcionários, prazos para envio de folha de pagamento ao setor financeiro, adiantamentos, folgas etc.

Um sistema permite que essas datas sejam controladas de forma automática. Ele promove as ações e alertas necessários para que o RH não perca nenhum prazo e tome as devidas providências em um período hábil.

Segurança

Arquivos em papel deterioram em função de incidentes, podem ser extraviados com facilidade, ocupam espaço e podem ser acessados por pessoas não autorizadas. Logo, sua utilização prejudica a segurança das informações.

Com um software de RH, as informações são armazenadas de forma digital, o que garante a segurança. O acesso é protegido por senhas e criptografia.

O registro digital não está sujeito às mesmas deteriorações que a documentação em papel, o que permite seu arquivamento pelo tempo necessário e sem ocupar espaço físico.

Tempo

Lançar e controlar dados em planilhas ou documentos de texto exige muito tempo e atenção. Mesmo que uma alteração seja feita corretamente em uma planilha, ela não é atualizada automaticamente em outras.

Isso faz com que os funcionários do setor percam tempo com retrabalho ou conferindo dados, além de aumentar a possibilidade de erros.

Um software traz uma plataforma preparada para receber esses dados, integrá-los e disponibilizá-los para outras tarefas e setores. Em outras palavras, o sistema otimiza a rotina do setor, tornando-o mais produtivo.

Assim, elimina-se o desperdício de tempo com lançamentos duplicados, conferências e retrabalho.

Oportunidades de gestão estratégica

Informação estruturada e automatizada é uma ferramenta poderosa para decisões estratégicas. Ela permite identificar pontos a corrigir e situações que demandam uma atenção maior.

Sem um software de RH apropriado, a reunião dessas informações e a geração desses relatórios tornam-se atividades muito trabalhosas, o que inibe sua elaboração. Assim, muitas decisões acabam sendo tomadas sem levar esses dados em consideração. Sem o diagnóstico exato, a “solução” pode gerar um tremendo erro!

Os sistemas para RH contêm painéis indicadores, instrumentos para análise de dados e outras soluções que permitem a visualização rápida desses dados, fornecendo um escopo bem fundamentado para a gestão do RH e da empresa como um todo.

Outro ponto a ser considerado é que, com a redução de tarefas repetitivas e burocráticas que se tornaram automatizadas, o RH pode dedicar seu tempo à gestão de alto nível, com foco nos níveis tático e estratégico.

O resultado é o ganho da produtividade na empresa e a valorização do profissional de RH.

Todas essas facilidades estão ao alcance do RH que utiliza um sistema de qualidade. Porém, diante de tantas opções oferecidas pelo mercado, talvez você tenha uma dúvida: como escolher o software de RH que atende às necessidades da minha empresa?

Você não precisa mais se fazer esse questionamento! Preparamos um material imperdível para você agilizar os processos e fazer uma gestão estratégica. Baixe agora mesmo nosso e-book e saiba como escolher o software ideal para a gestão de pessoas.

Experimente a Solução para Gestão de Talentos SuccessFactors

Experiencia por 30 dias grátis

Clique aqui!
experimente gratis gestão de talentos