Métricas de RH: entenda como medir a eficiência do seu time

  • Homem e mulher usando notebook e discutindo sobre métricas de RH

Com o uso das métricas de RH a empresa consegue acompanhar o desempenho e a produtividade dos colaboradores e adotar ações mais estratégicas e seguras, melhorando os resultados.

As métricas de RH contribuem para tomar decisões mais ágeis e assertivas, ter um melhor controle da gestão dos funcionários, definir quais projetos de RH devem ser priorizados, além de gerar relatórios e informações estratégicas para a empresa.

Esses indicadores de desempenho podem estar ligados a produtividade, felicidade dos colaboradores, competitividade salarial, evasão de trabalhadores, número de faltas e muitas outras coisas.

Pensando nisso, decidimos criar um post especialmente para você. Continue lendo nosso conteúdo e conheça as principais métricas de RH para medir a eficiência do seu time!

O que são as métricas de RH?

Também chamados de indicadores, os KPIs – Key Performance Indicators são instrumentos de mensuração, medição e análise de performance. No RH, eles ajudam a conhecer melhor o desempenho de cada colaborador.

Seu principal objetivo é fazer um acompanhamento, individual e coletivo, para auxiliar na tomada de decisão dos gestores. Com dados reais em mãos será mais fácil visualizar o cenário geral da empresa e acertar nas mudanças.

Quais são as métricas mais utilizadas?

Alguns indicadores são essenciais para o RH pois trazem dados e elementos importantes e de impacto dentro da organização. Veja os principais!

Absenteísmo

A falta repentina de um funcionário pode acarretar a perda de eficiência, uma vez que compromete o andamento das atividades. Quando a prática se torna frequente é preciso avaliar as ocorrências.

Esse indicador aponta os principais motivos pelos quais os colaboradores deixam de ir à empresa e executar seu trabalho. O absenteísmo pode estar associado a situações da vida, dentro e fora da empresa, por isso, o indicador pode ajudar a entender esses eventos.

Headcount

O objetivo desse indicador é verificar o quanto o número de colaboradores aumentou ou diminuiu dentro de um período. O resultado positivo mostra que, potencialmente, a empresa, considerando sua conduta e decisões, trilha um caminho de sucesso.

Já o contrário, com um volume de perdas de profissionais muito elevado, é um sinal de que talvez seja o momento de reavaliar os processos, a gestão e as decisões. Se os colaboradores estão saindo, algo não está satisfatório para mantê-los fidelizados, por isso a importância do headcount no RH.

Indicadores de desempenho

Com os indicadores de desempenho é possível mensurar e ter uma real dimensão do desempenho, resultados individuais e entrega de cada equipe. Assim, o RH consegue avaliar quais são as necessidades para melhorar a performance e, na sequência, os resultados da empresa.

Outro aspecto positivo desse indicador é que ele mostra quais são os colaboradores que mais se destacam, possibilitando melhor aproveitamento dos talentos, seja com premiações, seja com promoções por mérito.

Frequência

Muitos colaboradores embora não se ausentem da empresa, caracterizando o absenteísmo, têm problemas com a pontualidade. Esse comportamento leva o RH a aplicar a métrica de frequência para entender a falta de comprometimento com o horário de trabalho.

Os atrasos frequentes comprometem a rotina impactando no fluxo de trabalho da equipe. Se um colaborador não chega no horário, atividades e processos que dependem dele para a continuidade de um colega ficam pendentes, o que não é bom para a imagem da empresa.

Índice de Satisfação dos Empregados (ISE)

Essa é uma das métricas de RH mais importantes para toda a empresa. Seu objetivo é avaliar o grau de contentamento dos funcionários com seu atual ambiente de trabalho e com suas atividades diárias.

É sempre importante ressaltar que funcionários satisfeitos são mais engajados e comprometidos com os resultados da empresa. Assim, é importante desenvolver práticas para o contentamento e bem-estar dos colaboradores da empresa.

Para medir a satisfação dos empregados, três perguntas principais devem ser feitas.

  • O quão satisfeito está com seu local de trabalho atual?
  • O quanto seu local de trabalho atende suas expectativas iniciais?
  • O quão próximo é seu atual local de trabalho do ideal?

Todas as perguntas devem ser respondidas com notas de um a dez, sendo um o valor mínimo que pode ser atribuído. Após coletar o máximo de feedback possível, utilize a seguinte fórmula para mensurar a satisfação dos empregados:

[((valor total das respostas ÷ 3) – 1) ÷9] x 100

O ideal é que o nível de ISE fique em torno de 55 pontos. Se ficar abaixo disso, vale avaliar o que tem prejudicado o contentamento dos colaboradores. Itens como benefícios, comunicação interna e plano de carreira podem ser estudados.

Taxa de Turnover

Essa é outra importante métrica de RH que pode refletir o nível de contentamento da equipe, comprometimento com o trabalho e resultados da empresa. O Turnover mensura o percentual de trabalhadores que deixam uma empresa em determinado período.

Seu cálculo leva em consideração dois principais fatores: número total de funcionários demitidos em determinado período e total de funcionários contratados pela empresa. Veja como esse cálculo pode ser montado:

Turnover = número total de funcionários desligados / número total de funcionários em 12 meses x 100

Veja um exemplo para ficar mais fácil: imagine que em sua empresa teve um total de 10 funcionários desligados no período de um ano. No mesmo período, havia um total de 100 funcionários dentro da empresa. Nesse caso o Turnover seria de 10%.

Um bom resultado deve ficar em torno de 5% de rotatividade. Resultados superiores podem representar profissionais que não encontram prazer no seu trabalho e, por isso, não permanecem muito tempo dentro da empresa.

Como usar os indicadores de RH?

O primeiro passo é identificar quais são os indicadores mais adequados para a realidade da empresa. Eles devem estar alinhados com as estratégias do RH e objetivos da empresa, trazendo dados que sejam, de fato, úteis e esclarecedores.

Uma boa forma de escolher e usar uma métrica de RH é analisar se as metas estão sendo alcançadas e se o clima organizacional está saudável. A baixa produtividade e os conflitos são indicativos de que algo não vai bem na visão dos colaboradores.

Quais são os cuidados no uso das métricas de RH?

O RH deve saber exatamente por que utilizar uma métrica, caso contrário, pode se perder em dados e informações que não façam sentido para o momento da empresa. Além disso, os objetivos de uso dos indicadores devem estar claros e bem definidos.

No geral, as empresas desejam melhorar o desempenho dos colaboradores e da equipe. Entretanto, pode ser que a organização tenha excelentes resultados, mas sofra com a falta de harmonia entre os colaboradores e no ambiente organizacional.

O mais importante é que além da escolha dos indicadores corretos, o RH tenha os meios adequados para fazer esse acompanhamento e obter números confiáveis. Nesse contexto, a tecnologia pode ajudar, pois existem soluções completas capazes de coletar e compilar os dados para gerar as informações necessárias.

São ferramentas eficientes que agilizam o processo para que o RH e a gestão não percam tempo prolongando um problema. A queda de produtividade ou eficiência relacionadas ao desempenho dos colaboradores é um problema que precisa de solução imediata.

Esses são alguns dos indicadores de RH mais utilizados pelo departamento de gestão de pessoas. Para uma análise e mensuração mais completa também é possível avaliar o valor em vendas realizadas por cada funcionário, total de ligações e prospecções feitas em determinado período.

Agora que já conhece as principais métricas de RH e sabe como medir o desempenho da sua equipe, entre no site da Intelligenza para conhecer nossos serviços!

2022-02-11T15:25:28-03:00

Share This Story, Choose Your Platform!

Sobre o Autor:

Com mais de 17 anos de experiência no mercado de TI, formado em Ciência da Computação. Estudante de Filosofia e Psicanálise. Empreendedor, apaixonado por pessoas e inovação. Diretor para Negócios Cloud e Inovação na INTELLIGENZA.
Ir ao Topo