Mais do que apenas perseguir bons resultados, a definição de metas e objetivos deve garantir que os colaboradores consigam se engajar, se motivar e melhorar o clima organizacional de uma empresa. Essa é uma missão complicada, mas existe uma maneira de simplificar um pouco as coisas: a utilização da metodologia OKR.

Continue com a leitura e descubra agora mesmo como esse método pode ser útil para a sua empresa!

O que é a metodologia OKR?

OKR é a abreviatura, em inglês, para Objectives and Key Results e trata-se de um método para definição e gerenciamento de objetivos de negócio. Basicamente, os “Objectives” são o que sua empresa pretende realizar em um determinado período e os “Key Results” são as metas necessárias para que o objetivo maior seja alcançado.

Suponhamos que sua empresa, que presta serviços digitais para outras organizações, definiu que precisa reduzir taxa de evasão de clientes nos próximos três meses. Para atingir esse objetivo, são elaboradas de 2 a 5 metas (Key Results), como, por exemplo, a elevação do Net Promoter Score para 60, o aumento na aquisição de planos semestrais em 20% e a retenção de 95% da sua base de assinantes.

Isso revela algumas características intrínsecas da metodologia OKR, como:

  • relevância: os objetivos precisam ser memoráveis e facilmente assimiláveis para todos os colaboradores;
  • dinamismo: os ciclos dos OKRs são curtos e não costumam durar mais do que um trimestre;
  • simplicidade: todas elas precisam ser mensuráveis, por isso, devem ser compostas por taxas, números etc;
  • metas desafiadoras: elas devem tirar as equipes envolvidas de qualquer zona de conforto, ou seja, precisam despertar a ambição sem parecer que sejam impossíveis de alcançar;
  • foco: recomenda-se que não sejam estipulados mais do que 3 ou 4 OKRs para um mesmo colaborador ou time. Os Key Results também devem ser limitados em 5 para que os esforços não se dispersem;
  • transparência: os OKRs devem ser compartilhados publicamente para todos os colaboradores da empresa, mesmo aqueles que não se envolvam diretamente com as tarefas em questão.

Como ela pode ser aplicada em sua empresa?

O primeiro passo é definir os objetivos anuais, assim como em qualquer plano de negócio. O segundo é a implementação das OKRs trimestrais, que funcionam como etapas para o atingimento dos objetivos anuais. Agora, vamos dar uma parada, pois esse segundo merece uma atenção especial.

Um detalhe importante é que os OKRs são definidos conjuntamente entre diretores e colaboradores. O corpo dos objetivos e metas é composto por, em média, 40% vindo da alta cúpula da empresa e 60% da equipe funcionários.

Por exemplo:

  • objetivos anuais: são os mais estratégicos e definidos pela direção no plano anual de negócios;
  • OKRs trimestrais: a diretoria entrega o seu desejo para o período e os colaboradores definem como os objetivos serão alcançados e mensurados. Assim, os “Objectives” ficam com a direção e os “Key Results” com o operacional.

Os passos restantes se referem à mensuração semanal e mensal dos resultados obtidos tanto a nível coletivo quanto individual. Os Key Results podem ser revisados e reposicionados dentro de uma margem aceitável para a empresa.

Quais são os principais benefícios da metodologia OKR?

Mais produtividade

Como as equipes têm participação direta na construção dos OKRs, elas percebem as metas como um desafio pessoal e não como uma obrigação. Além disso, focar nos resultados quando os objetivos e os caminhos para atingi-los são claros é bem mais fácil.

Maior envolvimento dos colaboradores

Como a maioria desses objetivos é originada na base hierárquica, é natural que as pessoas se sintam mais envolvidas com as metas que elas mesmas desenvolveram.

A metodologia OKR pode ser considerada transformadora, mas as mudanças não acontecem da noite para o dia. A implementação depende da predisposição da diretoria para aceitar uma maior participação da equipe de colaboradores e dos próprios funcionários em absorverem a disciplina e os desafios que esse método exige. Portanto, teste e revise o método até que os resultados se enquadrem dentro do esperado

Se você gostou de ver como a metodologia OKR pode ser importante em sua empresa e quer ter acesso a mais conteúdos como esse, conheça e curta nossa página no Facebook!