Uma equipe de alta performance é o password para o sucesso nos negócios. Essa afirmação pode parecer exagerada, todavia, se levarmos em consideração que qualquer empreendimento depende de pessoas para seu funcionamento, então ela parece ganhar mais sentido.

É como em um time de futebol, onde todos possuem um papel estratégico, sabem de sua importância e, principalmente, têm um objetivo em comum. .

Uma boa equipe é indispensável para que qualquer tarefa seja cumprida com maestria. A questão é: como desenvolver esse time? Continue lendo nosso post e descubra quais são as melhores práticas!

Crie um propósito inspirador

Vamos a um exemplo: a Coca-Cola, líder mundial em seu segmento e uma das marcas mais valiosas do planeta, tem como missão: “refrescar o mundo em mente, corpo e espírito”.

O propósito é como uma definição de missão, o “para que estamos aqui” de uma empresa. Atualmente, é um objetivo que vai muito além de sua própria estrutura física e interesses de mercado da empresa. É algo inspirador, que leva todos os parceiros (funcionários, clientes, fornecedores, etc.) do empreendimento a sonharem junto.

Defina metas realmente inteligentes

Um bom objetivo, por si só, não é suficiente para engajar uma equipe de trabalho, sendo necessário o auxílio de metas que funcionem como o passo a passo para se chegar lá. Elas são declarações mais específicas e realistas, com foco no que realmente é relevante para a empresa.

Boas metas possuem cinco principais características. São: específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e com tempo bem definido — padrão conhecido internacionalmente como SMART. Com isso, é possível conduzir toda a equipe de forma mais assertiva e cobrar resultados de forma mais consistente.

Dê feedback e cobre resultados

Muitos gestores ainda não aprenderam a dar feedback: são evasivos ou agressivos demais. Em outros (muitos) casos, nem mesmo se preocupam em fazer isso. Entretanto, esse é um grave erro, que pode desmotivar toda a equipe e, claro, trazer graves problemas à empresa.

O feedback é um retorno, uma crítica ou elogio ao trabalho de cada colaborador. Com ele, é possível mostrar que você está de olho no trabalho que ele desenvolve e que, sempre que necessário, pode contar com você para evoluir. O processo deve ocorrer da seguinte forma: elogio-crítica-elogio. Assim, você diz o que precisa e ainda eleva a autoestima do seu colaborador.

Implemente avaliações de desempenho para a equipe de alta performance

avaliação de desempenho serve para identificar o gap entre o real e ideal, ou melhor, a lacuna entre o que sua equipe está produzindo e o que ela pode vir a produzir. Essa ferramenta consiste em uma análise sistêmica a fim de subsidiar informações para a tomada estratégica de decisões.

A avaliação tem foco nas competências (conhecimentos, habilidades e atitudes) de cada colaborador. É realizada em 360 graus, buscando a opinião de pessoas envolvidas com o avaliado, como colegas de trabalho, superiores, subordinados e, até mesmo, os clientes da empresa.

Ofereça recompensas de valor

Lembre-se sempre de que não basta cobrar; um bom líder também deve saber dividir os louros da vitória. Boas recompensas tendem a motivar todo o time na busca pelos resultados, e isso não é nenhuma novidade. Entretanto não pense que dinheiro é a única solução, pois existem outras propostas inovadoras, como um rodízio de pizza, uma vaga exclusiva na garagem da empresa ou mesmo um dia de folga.

Um dos problemas que será enfrentado pelo gestores na próxima decada será a iminente crise de talentos, por isso disponibilizamos um ebook para ficar preprarado, baixe agora!

 Força de trabalho em 2020 – A iminente crise de talentos.

 equipe de alta performance