A produtividade dos colaboradores de uma empresa está diretamente relacionada à motivação dessas pessoas em realizar um bom trabalho. Por essa razão, investir em estratégias de incentivo e motivação é também investir em melhora de desempenho e retenção de talentos. Mas como fazer isso na prática? Confira 7 atitudes que podem melhorar a motivação da equipe de trabalho de sua empresa!

1. Investimento em capacitação

Esse é, talvez, um dos maiores incentivos institucionais que uma empresa pode dar para motivar seus colaboradores. Independentemente da área de atuação, é muito importante investir em cursos profissionalizantes, de treinamento, técnicos, de idiomas, pós-graduação, entre outros. Para o funcionário, isso é um estímulo claro e objetivo, principalmente à sua permanência na empresa.

2. Interação constante com as equipes de trabalho

Como profissional de RH, é imprescindível manter um contato próximo com as equipes de trabalho de sua empresa. Esse tipo de estratégia permite o mapeamento próximo de processos, bem como a descoberta mais rápida de eventuais problemas e inconsistências. Ao saber que as equipes estão assistidas e podem contar com seu apoio, isso também os motiva a fazer um trabalho de alta performance.

3. Funções bem definidas

Empresas com papéis profissionais pouco claros e confusos desmotivam seus colaboradores. Isso pode gerar frustração de expectativas e desempenho aquém do esperado. Em vez disso, quando as funções são bem definidas, fica mais fácil o colaborador trabalhar no sentido de exceder suas expectativas, almejar novos patamares salariais e progredir em seu desempenho.

4. Plano de carreira para melhorar a motivação da equipe de trabalho

Planos de carreira na estrutura da empresa são outra forma de incentivo a colaboradores, porque eles sabem aonde podem chegar profissionalmente. As regras de promoção e progressão devem ser claras, para que eles possam implementar as mudanças e atitudes necessárias.

5. Reconhecimento de atitudes positivas e bem-sucedidas

Funcionários com iniciativa, pró-atividade e boas ideias? Por que não reconhecer esse tipo de atitude? Seja por meio de bônus, prêmios e até mesmo reconhecimento junto à equipe, é importante que se valorize essa postura profissional na empresa.

6. Canais abertos e transparentes de comunicação

Seu colaborador deve saber que profissionais de RH e líderes de equipe estão a postos para conversar e resolver problemas. Frustrações e ansiedades podem ser compartilhadas, de forma a contornar eventuais problemas que estejam atrapalhando seu desempenho no dia a dia da empresa. Trate essas demandas com a mesma importância e atenção.

Lembre-se que esses canais abertos de comunicação funcionam em ambos os sentidos. Ou seja, envolvem também feedbacks constantes a seus colaboradores sobre seu desempenho, aspectos que necessitam de melhora e atitudes positivas que devem ser reconhecidas.

7. Metas de desempenho

Metas de desempenho são outra forma de incentivo. Elas podem ser recompensadas por meio de prêmios, bônus, ou até mesmo progressão na carreira. Vale a pena estabelecer metas ambiciosas o suficientes para manter um aumento constante de produtividade, mas também que sejam atingíveis. Caso contrário, metas irreais podem ser motivo de frustração e ainda mais desânimo em relação ao trabalho.

E sua empresa? O que tem feito para melhorar a motivação da equipe de trabalho? Aproveite para curtir a página do Intelligenza no Facebook e continuar a receber mais postagens como esta! Participe!

melhorar a motivação da equipe de trabalho