Um dos fatores que afetam a produtividade da empresa de forma muito significativa é a capacidade de integração entre setores. Quando ela não funciona, os diversos times agem de forma isolada atendendo às suas próprias demandas sem ter a visão do todo.

Outra possibilidade é que, em vez de atuarem de forma conjunta, eles concorram pela solução de problemas.

Essa atitude resulta em um desperdício de tempo e esforço, pois em vez de dividirem as tarefas para que a empresa avance em uma única direção, os funcionários se ocupam em ações paralelas que não contribuem para atingir os objetivos desejados.

Apesar da dificuldades, é possível estabelecer ações muito eficientes para incentivar essa integração. Você sabe como fazer isso? Conhece as ações que o gestor de RH pode promover para fomentar a ação colaborativa entre departamentos?
Continue a leitura e descubra como promover a integração entre setores e favorecer a produtividade!

1. Implantar melhorias na comunicação interna

Muitos conflitos acontecem porque nem sempre um time tem uma visão global do projeto ou conhece a perspectiva de outro setor.

Por isso, iniciativas que contribuem para a circulação vertical (da direção para os níveis subordinados) e horizontal (entre colaboradores do mesmo nível de subordinação) de informações sempre ajudam a solucionar essas questões.

Algumas alternativas para melhorar a comunicação interna podem ser:

Ter um local que centraliza as informações — que pode ser desde um prosaico mural, um informativo, e até uma plataforma digital.

Incentivar a comunicação interativa, criando meios para discutir ideias e alinhar as visões.

Tornar a informação acessível a todos, utilizando o mínimo possível de reencaminhamentos por meio dos níveis hierárquicos. Essa medida visa reduzir os ruídos e causados pela má interpretação.

Criar canais para ouvir os colaboradores, para que se sintam livres para trazer expectativas e ideias.

2. Encontrar pontos em comum

Aqui a palavra é consenso. Ao ouvir os lados envolvidos, é importante que cada um exponha suas percepções e argumentos. Os gestores podem encontrar nesse discurso pontos em comum que vão basear a ação conjunta.

Buscar uma solução em que não haja perdedores é o melhor caminho. Geralmente, isso é viabilizado quando cada parte é levada a ceder um pouco para formular uma opção colaborativa.

Em caso de impasse, é fundamental tomar uma decisão que apresente a melhor solução para todos, e que tenha um impacto positivo sobre os projetos da empresa sem prejudicar nenhum departamento.

3. Criar projetos em conjunto

Ao pensar em um novo projeto, procure agregar colaboradores de setores diferentes e permita que contribuam com ideias e sugestões.

Não apenas o trabalho será enriquecido com visões distintas, mas os membros dos departamentos sentirão que fazem parte de um conjunto maior, contribuindo para uma cultura organizacional mais colaborativa.

4. Usar a tecnologia para a integração de setores

Hoje é possível aproximar as pessoas por meio de ferramentas online, como intranet, redes sociais corporativas ou até mesmo aplicativos de uso geral, como o Slack.

Esse tipo de plataforma permite disponibilizar as informações a todos os colaboradores e também publicar as experiências e sucesso obtidos pelos diferentes setores.

Dessa forma, não apenas as ações de cada equipe se tornam conhecidas de todos, mas há a oportunidade de parabenizar os colaboradores pelos resultados obtidos que, no final das contas, beneficiam a todos.

5. Associar a integração à ideia de vitória

Se os diversos setores se esforçarem para conduzir um projeto de forma colaborativa e integrada, isso merece uma comemoração!

Pode ser um coffe break especial ou um jantar mais elaborado, mas o fato é que promover esse tipo de atividade fortalece o senso de equipe e faz o colaborador se sentir parte de um time vitorioso. Essa experiência positiva faz com que eles se empenhem para repeti-la sempre!

Viu como é possível implementar atitudes simples para promover a integração entre setores? O que acha de incluí-las em sua gestão de RH?

Aliás, que tal fazer um diagnóstico e descobrir como torná-la ainda mais eficiente?

E para obter dicas e sugestões imperdíveis, curta nossa página no Facebook e fique por dentro das novidades! Nos encontramos por lá!