Já falamos aqui sobre o quanto é importante avaliar a performance de profissionais em sua empresa. No entanto, de nada adianta querer avaliar e aumentar a produtividade de seus colaboradores, se você não possuir os meios necessários para medir esse desempenho. Afinal, é preciso saber onde há espaço para aprimoramento, quais profissionais estão em níveis ideais de produtividade, entre outras análises para subsidiar suas decisões de gestão administrativa. Mas quais são os indicadores de desempenho que você pode adotar? Confira esta lista que preparamos!

Acompanhe tarefas e resultados periodicamente

Uma das principais formas de gerar indicadores de desempenho é por meio do acompanhamento periódico dos processos envolvidos em uma tarefa. Quais são as fases envolvidas? Quanto tempo foi gasto em cada uma delas? Quais eram os resultados esperados? E quais foram obtidos? Essas são perguntas importantes, que devem ser respondidas de forma a gerar informações relevantes para sua empresa, principalmente quando se trabalha com equipes diversas, em várias áreas de atuação.

Antes de querer obter indicadores de processos e projetos, é preciso primeiro saber quais dessas informações são mais relevantes e estratégias. A partir dessa definição inicial de parâmetros para gerar métricas, é possível acompanhar as ações de seus colaboradores no dia a dia da empresa. Quanto mais atualizadas forem essas informações, melhor para a tomada de decisões organizacionais e para aperfeiçoar a performance de sua equipe.

Faça reuniões em grupo e individuais

Reuniões periódicas também contribuem para receber e dar feedback para funcionários. Sejam elas em grupo ou individuais, essa é uma estratégia que tem como objetivo o compartilhamento de progressos profissionais, desafios encontrados, frustrações, soluções e outras informações relevantes para sua equipe. Institucionalize a realização semanal de reuniões de progresso com sua equipe, com uma pauta predefinida e metodologia de apresentação e discussão de tópicos.

Além disso, aproveite o fato de que essas reuniões têm a ótima função de fazer seus colaboradores apresentarem resultados (ainda que parciais) e pensar sobre os processos que estão desenvolvendo. É justamente nesses momentos que surgem boas ideias e inovações no ambiente organizacional.

Obtenha indicadores de desempenho com o auxílio da tecnologia

Finalmente, também é preciso se adequar às novas tecnologias para acompanhar essas métricas em tempo real e integrar estratégias de diferentes setores. Hoje em dia, softwares de gestão de tarefas e processos em ambientes organizacionais podem fornecer dados importantes para várias das atividades de uma empresa, como gestão de metas, KPIs, fluxo de tarefas no trabalho, entre outros.

Muitas empresas resistem à implementação dessas ferramentas inovadoras, mas os benefícios são indiscutíveis. Como a produção de indicadores de desempenho é praticamente imediata, fica mais fácil emitir relatórios, analisar resultados e tomar decisões estratégicas para ajustar e direcionar o curso das atividades de um projeto em sua empresa. Vale a pena conferir como esses programas de computador podem revolucionar a gestão de sua empresa!

Com essas sugestões em mãos, fica mais fácil verificar quais indicadores de desempenho se adéquam melhor à realidade de sua empresa! Gostou dessas informações? Curta nossa página no Facebook e aproveite para continuar acompanhando postagens como esta! Participe!