Formação de líderes: como preparar os funcionários para a liderança?

  • Ilustração de homem subindo escada com a frase "Formação de líderes: como preparar os funcionários para a liderança?" escrita

A formação de líderes é extremamente importante na preparação de colaboradores para exercer um cargo de liderança e ter sucesso à frente do comando das equipes.

O executivo Donald McGannon disse certa vez que a liderança não tem a ver com cargos, mas sim com ações. Muitas pessoas apresentam características de liderança mesmo que não ocupem, formalmente, uma posição de gestão.

São esses colaboradores que merecem a sua atenção e a sua dedicação com foco na formação de líderes. Esqueça a ideia de que você só conseguirá os melhores líderes buscando novos profissionais no mercado de trabalho. É hora de valorizar e investir nos talentos que você tem dentro da sua empresa.

Neste post vamos refletir sobre o papel do líder dentro das empresas. Continue lendo para compreender a importância de identificar líderes entre os seus colaboradores e saber como prepará-los para uma gestão eficiente!

O papel de um líder dentro das empresas

Dificilmente se encontrará empresas de sucesso consolidado no mercado, sem que por trás esteja o trabalho eficiente das lideranças. Por sucesso empresarial devemos entender que não se trata apenas de uma organização lucrativa, mas que seja exemplo de boa conduta, sobretudo com seus funcionários.

O líder é uma figura de autoridade, diferentemente da chefia que gerencia com autoritarismo. O líder é inspirador e incentivador por natureza, estimulando o crescimento da equipe em conjunto com os objetivos da empresa.

Dessa forma, ele consegue dos colaboradores um empenho e comprometimento bem maiores do que apenas o cumprimento da obrigação contratual, em troca do salário e benefícios no final do mês.

Um líder de verdade consegue alinhar a equipe, tratando cada um individualmente, conforme suas habilidades e competências. Mesmo na diversidade ele consegue harmonizar o grupo e alcançar resultados expressivos para a empresa.

É papel do líder construir e preservar um ambiente com atmosfera saudável, manter a organização entre processos e pessoas, de modo que consiga acompanhar a performance e fazer intervenções sempre que necessário.

O líder está sempre atento às ocorrências internas sem, contudo, se desligar do mercado ou das práticas da concorrência. É alguém que compartilha, delega, mas também ouve seus liderados, pedindo opinião para aqueles que estão na operação e entendem melhor do que ele sobre as atividades.

No geral, o líder conhece todos os processos e etapas do trabalho das equipes, mas se importa em envolver os profissionais, permitindo maior liberdade de trabalho, desde que os objetivos e metas sejam alcançados dentro do prazo.

É assim que ele conquista o respeito das pessoas e o desejo de cada um em trabalhar com excelência, pois sabem que serão reconhecidos e recompensados em um momento oportuno — um líder jamais deixa de elogiar ou evidenciar os esforços de sua equipe.

Invariavelmente, o líder se posiciona ao lado da equipe, orientando, direcionando e corrigindo de maneira cordial, em feedbacks contínuos que servem para orientar e não punir, realinhar e não desestimular.

Para cada colaborador ele encontra o jeito certo de fazer uma abordagem construtiva. É por isso que a formação de líderes é absolutamente necessária, pois ajuda a desenvolver e fortalecer um comportamento agregador, pautado na realização, de acordo com as políticas e normas da empresa.

Como preparar os funcionários para a liderança

Desenvolver a liderança dos seus colaboradores é essencial para melhorar a produtividade, aumentar o engajamento, maximizar os resultados, amenizar os conflitos, turbinar o clima organizacional e ainda reduzir custos.

Esses são aspectos que impactam diretamente os resultados da empresa, por isso, todo líder deve saber lidar com a infinidade de acontecimentos diários e blindar sua equipe para que não sejam afetados, pessoal e profissionalmente.

Mesmo que não exista previsão de aumento no quadro de lideranças, preparar os funcionários é uma forma inteligente de aproveitamento e valorização da força de trabalho interna — quando surgir a oportunidade você terá em mente um ou mais perfis prontos para assumir novas responsabilidades.

Dentre as ações de preparação dos funcionários para assumir a liderança, trouxemos algumas dicas do que você pode fazer para transformá-los, no futuro, em líderes de sucesso!

Identifique quais competências podem ser trabalhadas

Se você deseja preparar um colaborador para a liderança, é essencial descobrir quais são as competências que precisam de aprimoramento. Para isso, preste atenção na maneira como ele executa as tarefas e no modo como ele entrega os resultados.

Realizar consultas com os superiores diretos e até com colegas de trabalho também é um bom caminho para descobrir o que precisa ser melhorado. Porém, essa investigação deve acontecer discretamente, a fim de não causar mal entendidos.

Desenvolva treinamentos para formação de líderes com base nas competências esperadas

Depois de identificar as competências que merecem mais atenção, é preciso elaborar um plano de ação para que esse colaborador chegue ao patamar de um líder. Realizar treinamentos, mesmo que de maneira não oficial, é essencial para que ele se desenvolva.

Incentivar mais tarefas em grupos, caso ele precise melhorar o trabalho em equipe, ou desafiá-lo a realizar a apresentação de um projeto, caso ele precise aprimorar as habilidades de comunicação, são exemplos práticos desses treinamentos.

Estimule a autogestão e a responsabilidade do colaborador

Para que a formação de líderes apresente resultados, a empresa deve eliminar os focos de microgerenciamento, que acontecem quando um gestor se envolve demais com o trabalho dos colaboradores, impedindo que eles tomem decisões sozinhos.

O futuro líder deve estar apto a decidir como executar suas tarefas da melhor maneira. Ele também deve ter a virtude de chamar a responsabilidade para si quando for o caso. O colaborador que se gerencia e é responsável dificilmente será um mau líder.

Desenvolva as habilidades interpessoais e de relacionamento

Mais do que dominar o conhecimento técnico e conhecer o negócio, um bom líder deve saber se relacionar com pessoas. Sem as habilidades de relacionamento, não existe liderança que se mantenha por muito tempo.

Saber ouvir, dar feedback, gerenciar conflitos e motivar os colegas são algumas das competências interpessoais que farão do seu colaborador o líder que a sua empresa precisa e merece.

Implemente a cultura do feedback contínuo

Se tem algo que um líder precisa fazer periodicamente com seus colaboradores é oferecer feedbacks com o intuito de promover melhorias. Um líder deve desenvolver a habilidade de dizer ao colaborador, onde estão os seus pontos fracos e como melhorá-los.

Durante a formação de líderes, implementar a cultura do feedback contínuo vai permitir que os funcionários em formação aprendam como fornecer o feedback, sobretudo o negativo e ainda assim manter a equipe engajada e proativa.

Intelligenza: a parceria ideal com soluções e ferramentas de apoio na formação de líderes

Como canal oficial da SAP para comercialização do Software SuccessFactors, a Intelligenza é, certamente, o parceiro que você precisa para auxiliar e contribuir, com suas soluções, para a formação de líderes.

A solução foi criada e desenvolvida para ser uma plataforma completa de gerenciamento de talentos. Os módulos para gestores permitem criar processos claros e sólidos de avaliação, acompanhamento e gestão de carreiras.

A proposta do sistema é desenvolver ao máximo o potencial de trabalho da equipe, para acelerar os resultados de toda a empresa. Assim, é um instrumento de suporte nos treinamentos e capacitações de funcionários com perfil de liderança.

Entre as diversas funcionalidades podemos destacar:

  • Modelo de metas e desempenho;
  • Rede de colaboração;
  • Ferramentas de seleção e recrutamento;
  • Planos de desenvolvimento e sucessão;
  • Plataformas de treinamento online;
  • People Analytics;
  • Remuneração estratégica;
  • Processos dinâmicos de integração;
  • Processamento de folha de pagamento; e
  • Central do colaborador.

No gerenciamento dos talentos, a retenção dos melhores profissionais é possível com a análise do RH sobre os resultados de performance dos funcionários. Com o uso e coleta automatizados de dados, durante a formação de líderes será mais fácil reconhecer aqueles com habilidades gerenciais.

Agora que você percebeu a importância de incentivar a formação de líderes dentro da sua empresa acesse o site para conhecer a Intelligenza e como podemos ajudar a desenvolver o potencial de colaboradores com perfil de liderança da sua empresa!

2022-02-11T15:36:13-03:00

Share This Story, Choose Your Platform!

Sobre o Autor:

Ir ao Topo