>, RH Estratégico >5 sinais que você precisa investir em ferramentas de gestão em RH

5 sinais que você precisa investir em ferramentas de gestão em RH

Com receio de “desumanizar” um setor que lida com o capital humano da empresa, durante algum tempo houve certa resistência em utilizar soluções tecnológicas como ferramentas de gestão em RH. No entanto, o fato é que essas ferramentas podem ser verdadeiras aliadas que facilitam a condução estratégica do departamento.

A automação permite que o RH fique livre de inúmeras tarefas burocráticas e possa voltar seu foco justamente para o desenvolvimento e produtividade dos colaboradores, tornando-os muito mais satisfeitos com os resultados obtidos e com o próprio ambiente de trabalho.

E o RH de sua empresa, já conta com ferramentas que promovem a automação e permitem o foco na gestão de pessoas? Como avaliar a eficiência dos sistemas que seu setor utiliza? Como saber se a sua companhia também precisa investir em ferramentas de gestão em RH?

Se você tem essas dúvidas, vamos ajudá-lo! Selecionamos alguns sinais que mostram se está na hora de modernizar o seu setor para garantir a produtividade. Confira!

1. Perda de tempo com tarefas burocráticas

Especialmente se a sua equipe é pequena, você sabe como essas tarefas operacionais repetitivas ocupam o tempo do seu setor e impedem que ele seja utilizado em atividades produtivas.

Se operações como elaboração da folha de pagamento, lançamentos em relatórios de despesas, cálculo de encargos trabalhistas e outras dessa natureza consomem infinitas horas de sua equipe, é hora de começar a pensar que você precisa de ferramentas mais eficientes, capazes de automatizar essas atividades.

2. Dificuldade para organizar informações

Lançar dados, checar informações, selecionar dados de planilhas diferentes para produzir relatórios solicitados pelos administradores, cruzar dados — se tudo isso ainda faz parte da sua rotina, especialmente no final do mês, esse é um grande sinal de alerta.

Além de consumir muito tempo do trabalho do RH, as planilhas não conversam entre si. Portanto, a inserção de dados em um documento não é automaticamente lançada em outros, o que exige uma carga imensa de retrabalho.

O resultado é que a falha em um único lançamento — seja por esquecimento ou digitação errada — provoca erros em todos os controles e impede um cruzamento de dados eficiente.

3. Lentidão para receber e compartilhar informações

Se para produzir seus relatórios é necessário acionar vários departamentos da empresa e eles nem sempre entregam o que você precisa na data prevista, comprometendo o seu próprio prazo de entrega, esse é um grave sinal de que o setor precisa de novas ferramentas.

Um sistema atualizado permite a integração de dados. Isso significa que as informações que você precisa serão concentradas em um único sistema e, com apenas alguns cliques, será possível ter todas as referências necessárias para realizar suas tarefas.

4. Baixo nível de satisfação do cliente

O responsável pela geração de resultados em qualquer organização é o capital humano. É a atuação dos colaboradores que proporciona — ou não — a satisfação de seus clientes.

Portanto, quando o RH fica sobrecarregado com atividades operacionais e se torna impedido de atuar no desenvolvimento dos recursos humanos, a consequência inevitável é uma prestação de serviços inadequada e a insatisfação do cliente.

5. Falta tempo para ações estratégicas

Com tantas tarefas burocráticas, o setor não consegue focar suas atividades no que realmente importa: ações estratégicas direcionadas à organização, gerenciamento e orientação do comportamento humano no trabalho.

Por isso, ele não consegue promover (ou tem um tempo reduzido para isso) iniciativas de desenvolvimento dos colaboradores. Essa lacuna prejudica a produtividade dos funcionários, reduz seu nível de satisfação com a empresa e dificulta a retenção de talentos.

Sem essas ações, fundamentais para a qualidade e produtividade, a empresa enfrenta impactos negativos decorrentes do baixo desempenho individual, com consequências para os resultados organizacionais.

Identificou alguns desses sinais em sua empresa? Sente que a gestão em RH é prejudicada por eles? Então não perca tempo! Entre em contato com a Inteligenza e descubra soluções para garantir a eficiência do setor!

 

2018-06-29T09:34:08+00:00

Sobre o Autor:

Com mais de 17 anos de experiência no mercado de TI, formado em Ciência da Computação. Estudante de Filosofia e Psicanálise. Empreendedor, apaixonado por pessoas e inovação. Diretor para Negócios Cloud e Inovação na INTELLIGENZA.