Este é post é uma sugestão para que conheça uma comunidade muito interessante.

Estou falando da 3M Inovação.  O objetivo dessa comunidade é compartilhar conhecimento, ela intitula-se como “comunidade de inovadores”, existem vários conteúdos, entre eles o que você verá abaixo:

Como conscientizar trabalhadores a usar equipamentos de proteção individual“.

Você vai observar a participação de vários profissionais, expressando sua opinião a respeito do tema, apontando problemas e sugerindo melhorias.

Veja a enquete realizada:

Queremos saber de você: quais ações podem ajudar a conscientizar o trabalhador a entender a importância da utilização desses itens de segurança?

Comentários de 2 participantes:

(FP) – Como profissional da área, acredito que além dos treinamentos, orientações, sansões administrativas, entre outros, os EPI’s deveriam ser mais confortáveis e esteticamente agradáveis de usar.
Geralmente quando se toca no assunto EPI, logo se vem a questão do desconforto, equipamentos grande, feios, pesados… E acompanhado disso vem a reatividade. É muito difícil ver um funcionário usar um EPI com satisfação.
O emprego de materiais mais leves e confortáveis, e a questão da estética influenciaria o uso.
Como exemplo, as pessoas passam o dia inteiro com um sapato de couro que muitas vez custou caro e foi comprado por elas mesmas, mas não conseguem utilizar uma botina durante o expediente de trabalho.

(FJCT) – Monitoramento automático pela rede wi-fi. A geo-posição do trabalhador na planta da empresa, irá indicar qual equipamento estará sendo usado, que terá uma tabela de itens de segurança associada, com validação automática e sinalização ao RH e funcionário.

E no eSocial, vou ter que informar EPI/EPC?

Sim, através do evento S-2240 (Condições Ambientais do Trabalhador – Fatores de Riscos). Caso a empresa forneça o EPI devem ser prestadas as informações sobre o atendimento da NR06 NR09 do Ministério do Trabalho.

Vamos refletir:

Imaginar a empresa enviando sua tabela de cargos (eletricista, motorista de empilhadeira, entregador…), não informa nada no evento S-2240 para EPI, posteriormente na folha nenhum pagamento de adicionais (insalubridade/periculosidade), será que é possível ocorrer questionamentos?

Boa leitura.