eSocial – Como conscientizar trabalhadores a usar equipamentos de proteção individual?

  • SST 9

Este é post é uma sugestão para que conheça uma comunidade muito interessante.

Estou falando da 3M Inovação.  O objetivo dessa comunidade é compartilhar conhecimento, ela intitula-se como “comunidade de inovadores”, existem vários conteúdos, entre eles o que você verá abaixo:

Como conscientizar trabalhadores a usar equipamentos de proteção individual“.

Você vai observar a participação de vários profissionais, expressando sua opinião a respeito do tema, apontando problemas e sugerindo melhorias.

Veja a enquete realizada:

Queremos saber de você: quais ações podem ajudar a conscientizar o trabalhador a entender a importância da utilização desses itens de segurança?

Comentários de 2 participantes:

(FP) – Como profissional da área, acredito que além dos treinamentos, orientações, sansões administrativas, entre outros, os EPI’s deveriam ser mais confortáveis e esteticamente agradáveis de usar.
Geralmente quando se toca no assunto EPI, logo se vem a questão do desconforto, equipamentos grande, feios, pesados… E acompanhado disso vem a reatividade. É muito difícil ver um funcionário usar um EPI com satisfação.
O emprego de materiais mais leves e confortáveis, e a questão da estética influenciaria o uso.
Como exemplo, as pessoas passam o dia inteiro com um sapato de couro que muitas vez custou caro e foi comprado por elas mesmas, mas não conseguem utilizar uma botina durante o expediente de trabalho.

(FJCT) – Monitoramento automático pela rede wi-fi. A geo-posição do trabalhador na planta da empresa, irá indicar qual equipamento estará sendo usado, que terá uma tabela de itens de segurança associada, com validação automática e sinalização ao RH e funcionário.

E no eSocial, vou ter que informar EPI/EPC?

Sim, através do evento S-2240 (Condições Ambientais do Trabalhador – Fatores de Riscos). Caso a empresa forneça o EPI devem ser prestadas as informações sobre o atendimento da NR06 NR09 do Ministério do Trabalho.

Vamos refletir:

Imaginar a empresa enviando sua tabela de cargos (eletricista, motorista de empilhadeira, entregador…), não informa nada no evento S-2240 para EPI, posteriormente na folha nenhum pagamento de adicionais (insalubridade/periculosidade), será que é possível ocorrer questionamentos?

Boa leitura.

2018-05-28T15:04:27-03:00

Share This Story, Choose Your Platform!

Sobre o Autor:

Com mais de 25 anos de experiência em RH, formado em Administração de Empresas. Há 08 anos no segmento de TI, participando ativamente de projetos eSocial, hoje responsável pela área de Legal da INTELLIGENZA.
Ir ao Topo