Hoje, além de clientes mais exigentes e seletivos, o mercado está saturado de novos concorrentes, produtos semelhantes e com um ciclo de vida cada vez mais curto. Assim, para que uma empresa possa se manter no mercado, é muito importante saber gerir seus diversos recursos de modo estratégico, especialmente quando falamos em capital humano.

Uma equipe engajada e competente é o maior diferencial de qualquer empreendimento, independentemente do seu segmento de atuação, pois são os próprios colaboradores que atendem os clientes finais e contribuem para que os objetivos organizacionais sejam alcançados.

Sabendo disso, muitos gestores já investem em consultoria de RH e colhem ótimos resultados. Porém, se você ainda tem dúvidas sobre o assunto, continue lendo nosso post e veja bons motivos para também investir!

Aumento da produtividade e qualidade

Equipes engajadas tendem a produzir mais e melhor, proporcionando maior lucratividade aos negócios e minimizando as falhas operacionais. Um time de trabalho bem treinado consegue agir de forma alinhada e com foco total nos objetivos e metas da organização. É como em um time de futebol, onde todos entendem o seu papel e possuem o mesmo objetivo.

Nesse aspecto, a consultoria de RH contribui claramente para otimizar os resultados e os padrões de qualidade do negócio ao fazer uso de diversas ferramentas, como avaliação de desempenho, integração de novos colaboradores e desenvolvimento de competências, para alinhar e engajar o capital humano na busca pelos objetivos da empresa.

Redução nas despesas do negócio

Segundo pesquisas, 68% dos clientes deixam uma empresa por se sentirem indiferentes — número considerado elevadíssimo. Hoje, reter clientes é cerca de 7 vezes mais barato do que conquistá-los, o que só é possível por meio de um bom atendimento. Quando uma equipe não é bem gerenciada, a tendência é que ela se torne apática e desmotivada, trazendo graves prejuízos e desperdícios para toda a organização.

Uma boa consultoria de RH pode ser a peça-chave para reduzir as despesas e reter os clientes. Neste caso, ferramentas como avaliação do clima organizacional e pesquisa de satisfação dos clientes podem usadas. Além disso, treinamentos que tenham em vista o desenvolvimento dos conhecimentos, habilidades e atitudes de cada colaborador também podem ser usados na consultoria.

Diminuição da taxa de turnover

Esta taxa representa a rotatividade de funcionários dentro da empresa. Organizações com altas taxas de turnover mostram-se incapazes de reter talentos e, provavelmente, apresentam sérios problemas em liderança. Já as empresas com taxas mais baixas indicam contentamento e aprovação de sua equipe de trabalho.

Além de auxiliar no cálculo da taxa, uma consultoria de RH pode contribuir para a diminuição na rotatividade de colaboradores, especialmente dos talentos. Para isso, é possível investir em comunicação interna, feedback, clima organizacional, meritocracia e diversas outras poderosas ferramentas. Assim, o terceiro bom motivo refere-se a reter os talentos da empresa, para não perdê-los para seus concorrentes.

Melhoria na comunicação interna

A falta de comunicação interna é uma das maiores vilãs da gestão de pessoas, refletindo diretamente na satisfação dos colaboradores e resultados do empreendimento. Grande parte dos problemas e conflitos de uma organização só acontece pela falta de comunicação interna.

Essa comunicação pode ser horizontal (entre os colaboradores) ou vertical (entre líderes e liderados). Independentemente disso, uma boa consultoria também poderá ajudar. Nesse último caso, a consultoria de RH pode atuar melhorando as relações interpessoais, avaliando e aprimorando os canais de comunicação interna e, além de tudo, desenvolvendo líderes mais atentos às necessidades de seus subordinados.

Estes são apenas alguns dos benefícios ao se investir em uma consultoria de RH, que pode trazer resultados extraordinários para o seu negócio. Quer saber mais sobre gestão de pessoas? Então baixe nosso e-book: Simplifique a gestão de RH.