Em tempos em que mercado é altamente competitivo em praticamente todos os segmentos, os gestores precisam apostar na busca constante por aprimoramentos. Dentro desse contexto, aprender a usar a inteligência comportamental com foco em resultados pode ser essencial para melhorar o engajamento do seu time.

Manter colaboradores motivados é um dos grandes segredos do sucesso de organizações das mais variadas áreas e pode ser a diferença para sobreviver e ter êxito no complexo mundo dos negócios. E você, quer aprender mais sobre esse tema? Então não deixe de conferir o conteúdo a seguir!

O que é inteligência comportamental?

O conceito de inteligência comportamental é amplo, mas pode ser resumido como a forma pela qual o indivíduo reage com equilíbrio diante das muitas situações que são apresentadas no dia a dia, combinando as diversas funções da esfera mental, como a memória, o discernimento, as emoções, a capacidade de julgar e o pensamento abstrato.

Em outras palavras, a inteligência comportamental é uma combinação adequada do raciocínio com os sentimentos, o que é muito desejável para empreendimentos nos quais os aspectos humanos são indispensáveis para o sucesso. As empresas e os setores de RH já buscam estimular essa qualidade nos colaboradores, com foco em resultados.

Como estimular a inteligência comportamental?

Defina objetivos claros

Uma das melhores atitudes para os gestores e empresas que desejarem estimular a inteligência comportamental com foco em resultados é estipular e definir objetivos bem claros para as suas equipes e, consequentemente, os seus colaboradores. Essa dica pode parecer óbvia, mas não é raro que ela não seja cumprida.

O fato é que quando um funcionário sabe ao certo quais são as suas funções e o que a organização realmente espera dele, ele se sente mais seguro e motivado para realizar as suas tarefas. É muito importante ter essa definição e, acima de tudo, comunicá-la de uma maneira eficiente.

Trabalhe a inteligência relacional

Outro ponto indispensável para aplicar a inteligência comportamental na organização é trabalhar a inteligência relacional, também com foco em resultados. É fundamental que os colaboradores se relacionem de maneira positiva e que efetivamente atuem como uma verdadeira equipe, nas suas mais diversas acepções.

Entre outras atitudes, é importante aprimorar as habilidades necessárias para um bom relacionamento humano, com os colaboradores do mais diversos setores e com a própria gerência da empresa. Saber investir no desenvolvimento da inteligência relacional é um dos maiores diferenciais de um grande líder.

Seja racionalmente flexível

Por fim, outra maneira de estimular a inteligência comportamental na sua empresa é sendo racionalmente flexível. Em um mercado que está submetido às mudanças contínuas que experimentamos naturalmente nos dias de hoje, os gestores que souberem apostar na flexibilidade no momento certo terão mais chances de sucesso.

Isso não quer dizer que você deve ser conivente com desempenhos pouco efetivos e nem que não deva cobrar as suas equipes, mas sim que deve saber designar tarefas, não ser excessivamente centralizador, compreensivo com os resultados e pouco preso a paradigmas limitadores.

E agora, entendeu como usar a inteligência comportamental com foco em resultados? Gostou desse conteúdo? Então siga nossos perfis no Facebook, no Twitter, no LinkedIn e no Youtube!