Manter talentos no hospital ou na clínica médica é um grande desafio. Para superá-lo, é necessário saber como reduzir o turnover de profissionais de enfermagem, garantindo que permaneçam satisfeitos e motivados na organização.

Para tanto, há diversas medidas que podem ser aplicadas: construção de um plano de carreira, melhoria da comunicação interna e equilíbrio da jornada de trabalho, por exemplo. Logo, será possível atingir ótimos resultados e reter mais talentos.

Pensando nisso, separamos um artigo para você. Hoje, você vai conhecer essas e outras dicas para reduzir o turnover de profissionais de enfermagem no hospital ou na clínica médica. Continue a leitura e fique por dentro do assunto!

Aprimore o processo de contratação

Em primeiro lugar, é preciso aprimorar o processo de contratação. Muitos dos profissionais de enfermagem que saem da organização não possuem valores próximos aos da empresa, entrando em conflito com sua cultura organizacional.

Por essa razão, as empresas mais modernas já avaliam o chamado Fit Cultural no momento da contratação. Consiste em verificar se o candidato possui ideias e valores que se associem à cultura do hospital, gerando aderência ao trabalho.

Melhore a comunicação interna empresarial

A comunicação dentro da organização é muito importante. Além de melhorar a fluidez dos processos, reduz o número de erros e conflitos internos. Outro ponto positivo é a otimização do clima de trabalho, tornando-o mais agradável.

Para melhorar o diálogo no trabalho, é importante investir em canais específicos. Pode-se destacar: sistemas gerenciais com módulos de comunicação interna, aplicativos mobile e redes sociais corporativas, por exemplo.

Também é importante conscientizar as equipes de trabalho sobre o assunto, informando da relevância de manter um diálogo claro, transparente e efetivo dentro do hospital ou da clínica médica.

Ofereça uma jornada de trabalho flexível

Não é incomum que profissionais de enfermagem atuem em longas jornadas de trabalho. Isso pode ter severas consequências para a manutenção de talentos; afinal, aumenta o nível de estresse e pode gerar doenças mais graves.

Realize um controle mais rigoroso do ponto e da jornada de trabalho, objetivando reduzir o excesso de horas extras na organização. Além disso, crie um banco de horas que permita aos profissionais de enfermagem usar suas horas excedentes.

Crie um plano de carreira para os profissionais

Todo profissional deseja crescer em sua carreira, destacando-se no mercado de trabalho. Por causa disso, criar um plano de carreira é uma ótima estratégia para atrair e reter profissionais de enfermagem talentosos.

O plano de carreira deverá relacionar o crescimento ao tempo de “casa” e resultados entregues nesse mesmo período. Para aumentar a perspectiva de crescimento, é indicado dividir cada função em: júnior, pleno e sênior, definindo salários e benefícios singulares para cada posição.

Como se pode ver, existem diversas medidas capazes de reduzir o turnover de profissionais de enfermagem. Dessa forma, será possível manter os talentos, aumentar a produtividade, reduzir custos como rescisão e beneficiar a organização em geral, tornando-a mais próspera e lucrativa.

Agora você sabe como reduzir o turnover de profissionais da área de enfermagem, certo? Aproveite para continuar aprendendo. Assine nossa newsletter e receba diretamente em seu e-mail nossas novidades. Vamos lá!