Uma gestão verdadeiramente eficiente está baseada em como definir metas para a equipe. Assim, é possível motivar os funcionários e ainda manter o foco nos resultados. De fato, um plano de metas bem estruturado, que contemple ações, prazos e responsabilidades, é indispensável para o aumento da produtividade. Afinal, esse plano serve para direcionar e suportar os profissionais em suas rotinas diárias.

Porém, para motivar e alavancar o desempenho dos times é preciso contar com uma visão sistêmica do negócio, que forneça informações suficientes para um planejamento sólido e abrangente.

Confira agora como definir metas capazes de fortalecer o engajamento interno!

Entenda a estratégia da empresa

O plano de metas deve estar embasado na estratégia da empresa. O primeiro passo é compreender os objetivos macro e então, desdobrá-los em metas individuais e coletivas. Dessa forma, é possível fazer com que todos os profissionais passem a contribuir ativamente para o sucesso da operação.

Defina metas realistas

Vale lembrar que as metas devem ser arrojadas, mas realistas. Caso contrário, podem provocar um efeito negativo, provocando frustração e descrença. Por isso, é essencial considerar o limite de atuação, cargo, experiência e especialização dos profissionais envolvidos. Além disso, o plano de metas precisa ser de fácil compreensão, ou seja, deve apresentar métricas simples, quantitativas, que simplifiquem a gestão e o monitoramento.

Conheça a equipe

Ao mesmo tempo, é preciso conhecer cada membro da equipe, bem como seus talentos, habilidades, preferências, características pessoais, ambições e deficiências. Assim, você consegue avaliar as possibilidades, para então, estabelecer papéis e delegar com assertividade.

Mapeie e disponibilize os recursos necessários

Outra dica de como definir metas motivadoras está relacionada ao mapeamento dos recursos necessários. É preciso prever investimentos em treinamento corporativo, na aquisição de equipamentos, na implantação de novas tecnologias e em marketing. As políticas salariais, os sistemas de recompensas e o plano de carreira também devem ser reavaliados — com a finalidade de incentivar o desempenho dos times.

Conquiste o comprometimento dos funcionários

A eficiência do plano de metas está atrelada ao comprometimento das equipes. Por isso, a sugestão é utilizar a metodologia OKR (Objectives and Key Results), por meio da qual as metas são definidas conjuntamente, entre gestores e funcionários. Entretanto, o próprio funcionário deve determinar, no mínimo, 60% dos resultados a serem alcançados. Desse modo, é mais fácil reforçar o engajamento, o senso de pertencimento e o clima organizacional.

Evidencie as vantagens

Ainda no sentido de promover o comprometimento, cabe a você fazer com que o time compreenda a importância do trabalho colaborativo e também enxergue as vantagens dessa postura, para cada profissional. Remuneração adicional, premiações especiais, reconhecimento e oportunidades de ascensão são apenas alguns exemplos de ganhos reais.

Crie indicadores de gestão

Os indicadores de gestão também devem ser adotados com a intenção de facilitar o acompanhamento do plano de metas. Esses indicadores precisam mostrar atrasos, tendências, problemas e gargalos, de modo a permitir a correção imediata desses desvios. Assim, você deve compartilhar essas informações com os funcionários, de modo estimular a participação e o autogerenciamento.

Reavalie o planejamento

O plano de metas deve ser reavaliado com frequência, para que continue alinhado à realidade do mercado e, principalmente, às necessidades da empresa. Além disso, diversos fatores podem interferir na viabilidade do planejamento original — como as mudanças no cenário econômico, por exemplo. Nesse caso, prioridades, projetos e cronogramas devem ser alterados, buscando sempre os melhores resultados.

Com essas análises, é possível eliminar as dúvidas de como definir metas para as equipes e, então, elaborar um plano realmente eficiente, direcionado ao aumento dos índices de produtividade e motivação.

Para auxiliá-lo na gestão de equipes e de suas metas, disponibilizamos uma material bem bacana para otimizar seus processos e obter uma força de trabalho mais ágil no século XXI.

Baixe agora e simplifique a gestão de equipes

como definir metas