A tecnologia trouxe uma grande mudança em termos de gerenciamento e acessibilidade de arquivos digitais em uma empresa. Com o armazenamento de dados na nuvem, por exemplo, usuários podem acessar arquivos ou aplicações em um servidor externo (cloud server) por meio de qualquer dispositivo que mantenha uma conexão com a internet.

Entretanto, muitas dúvidas acabam surgindo antes de pensar em aderir a esse tipo de tecnologia, sendo que a mais comum é a respeito da integridade e segurança dos dados.

Foi pensando nisso que elencamos alguns dos pontos que explicam por que o armazenamento de dados na nuvem é um dos meios mais seguros para se administrar as informações de um negócio. Conheça um pouco mais e tire suas dúvidas!

Quais as vantagens do armazenamento de dados na nuvem?

Certificados de Segurança e Infraestrutura

Hoje, muitas empresas já deixaram de utilizar um armazenamento próprio e migraram para a nuvem. Isso fez com que o mercado de serviços baseados em cloud criasse uma série de certificações para aprimorar a performance e a gestão de segurança em seus sistemas.

Esse é um grande diferencial, uma vez que padrões de internacionais de proteção são seguidos, o que torna esse método de armazenamento ainda mais seguro contra invasões externas.

Backup eficiente

Manter uma cópia de segurança dos dados é algo que não pode ser deixado para depois, entretanto, administrar uma solução como essa na própria empresa costuma ser um grande desafio, já que estamos falando de um processo de custos elevados e que demanda muito tempo.

Certamente, quem opta por armazenar seus dados na nuvem não precisa mais se preocupar com esse tipo de problema. A tecnologia trabalha com sistemas de última geração, capazes de programar os backups de forma rápida e automática, garantindo uma camada extra de segurança e economia para os usuários.

Alta disponibilidade e escalabilidade

Lidar com grandes quantidades de informação tornou-se algo bem comum no dia a dia de uma empresa. Nesse contexto, é importante buscar uma ferramenta que possa fornecer segurança e que acompanhe o crescimento do negócio.

O armazenamento de dados na nuvem atende a todos esses requisitos. A tecnologia tem como um de seus principais pilares a disponibilidade, além de funcionar no modelo “Pay as you grow”, ou seja, é possível a contratação de mais espaço de armazenamento conforme o crescimento da empresa, adicionando ainda economia, já que só é preciso pagar o que efetivamente é utilizado.

O armazenamento de dados na nuvem é confiável?

É fácil perceber as vantagens em termos de segurança que essa tecnologia pode fornecer. Os ganhos não são apenas com a proteção, uma vez que os gestores passam a utilizar um sistema de armazenamento em nuvem tendem a adotar práticas de organização e controle sobre seus arquivos digitais.

Além disso, por trás de toda inovação, é importante contar com profissionais bem treinados para lidar com essas novas ferramentas, o que representa ainda mais destaque em um mercado competitivo.

Conhecer novas tecnologias de gestão de dados é algo muito importante, principalmente para quem precisa lidar com dados sigilosos.

A SAP fez parceria com a IDC para uma pesquisa entre tomadores de decisão em todo o mundo, a fim de descobrir como a nova tecnologia está transformando seus negócios. Veja como um mundo em transformação pode ser uma mudança para melhor!

Baixe agora 

armazenamento de dados na nuvem