As áreas de Saúde e Segurança de uma corporação são responsáveis em prover o bem-estar do colaborador com atuação de forma efetiva em programas de prevenção e orientação ao colaborador.

Com o surgimento tardio das normas regulamentadoras exatamente de 1978 em comparação a CLT ano de 1943, fez com que a gestão e modernização das áreas de STT se desenvolvesse em passos curtos nas corporações

Os anos se passaram, chegamos em 2018 e pouco mudou, muitos processos sendo realizados de forma manual, informações pouco confiáveis e consequentemente a real exposição das corporações aos órgãos de fiscalização.

Com o aumento expressivo em relação a expectativa de vida dos brasileiros, um fato a ser celebrado pela sociedade, pois, temos a percepção que é a consequência de uma evolução de hábitos e qualidade de vida. Para previdência é visto como um obstáculo, aumentando dia a dia o número de beneficiários.

Com o envio dos eventos de SST para o eSocial a partir de 01/01/2019, facilitará a fiscalização do governo como também nas tomadas de decisão para conclusões jurídica nos tribunais de competência.

Os eventos são:

  • S-1060 – Ambiente de trabalho
  • S-2240 – Condições ambientais do trabalho / Fatores de risco
  • S-2241 – Insalubridade, Periculosidade e Aposentadoria especial
  • S-2210 – Comunicação de Acidente
  • S-2220 – Monitoramento da saúde do trabalhador

Fique atento! + Detalhes dos eventos nas próximas publicações.

 Dores: Terceirização e Tecnologia  

A terceirização dos processos é um dos fatores de insucesso das corporações, com a intenção de reduzir custos, muitas corporações terceirizam a gestão de SST ao invés de investir em profissionais qualificados e infraestrutura.

A não utilização de um software para gestão dos processos se tornou um dos maiores desafios corporativos, somado a obrigatoriedade de envio de informações ao governo para aderência aos layouts do eSocial.

Com o volume de informações a serem reportadas ao eSocial de forma eletrônica as áreas precisam se reorganizar afim de prover a gestão de qualidade, utilizar tecnologia adequada e interagir com as demais áreas corporativas em especial o RH.

Entendemos a complexidade dos desafios e prezamos pela saúde e segurança do colaborador!

Sua empresa está preparada para enviar os eventos de SST ao eSocial?