>, RH Estratégico >5 dicas para melhorar a gestão de conflitos na sua empresa

5 dicas para melhorar a gestão de conflitos na sua empresa

Conflitos são inevitáveis, isso é fato. Diferentes personalidades, modos distintos de trabalhar e enxergar a vida colaboram para que eles existam. No entanto, é possível revertê-los, principalmente dentro de organizações empresariais. Para isso, é fundamental utilizar a gestão de conflitos como aliada.

Pensando em facilitar essa tarefa, separamos algumas dicas que podem ser aplicadas com bastante eficácia dentro da sua empresa. Continue a leitura e veja como os conflitos podem ser transformados em verdadeiras oportunidades!

1. Tenha uma liderança forte

A gestão de conflitos deve ser atribuída ao líder do grupo, pois ele conhece bem seus colaboradores, sabe quais são as suas habilidades e também seus pontos fracos. Consequentemente, ele consegue administrar melhor as diferenças entre os pares.

Além disso, a sua capacidade perceptiva é outro fator que conta pontos a seu favor. O líder terá a habilidade de encontrar uma solução para que o grupo todo fique satisfeito e a incidência de conflitos diminua constantemente.

2. Trabalhe a empatia

A empatia pelo próximo é uma das características mais valorizadas no ambiente de trabalho. A razão é simples: ela estimula a harmonia e compreensão entre as pessoas, o que é fundamental quando se trata de um local composto por pessoas com diferentes opiniões.

Por isso, ensinar os seus colaboradores a desenvolvê-la o ajudará a obter melhores resultados com a gestão de conflitos. Faça com que eles ouçam uns aos outros, tenham autocontrole, mesmo quando uma situação os irritar, e o principal: saibam compreender as razões para as atitudes do seu colega. Ou seja, ensine-o se colocar no lugar dos outros.

3. Mantenha uma postura racional na gestão de conflitos

Em discussões, as pessoas podem se exceder, o que acaba levando as emoções a ficarem à flor da pele. Não se deixe contaminar por esse fato. Mantenha uma postura racional e os colaboradores o respeitarão por essa atitude.

Para isso, é importante entender os pontos de todas as pessoas envolvidas no conflito, fazendo uma análise de como resolver a situação de maneira justa e urgente. Lembre-se de nunca se omitir diante da situação — é preciso tomar frente de algum lado para terminar de vez com o impasse.

4. Estimule o diálogo

Busque uma maneira de que as partes envolvidas no conflito conversem entre si de maneira respeitosa e clara. Peça a elas que apresentem argumentos que embasem o seu pensamento. Assim, elas poderão defender a sua ideia sem desrespeitar o próximo.

Geralmente, esse tipo de conflito é causado pela comunicação falha. Logo, é importante buscar canais que integrem a equipe, dar voz aos colaboradores e também ouvi-los. Uma postura que preza pela horizontalidade das informações pode ajudar bastante, visto que as pessoas serão igualadas na comunicação, tendo a mesma importância.

5. Avalie o tipo de conflito

Uma boa gestão de conflitos consiste também em saber a origem deste. Por isso, não deixe de avaliar se esse desentendimento é construtivo. Às vezes, as divergências podem ajudar a própria empresa e os seus colaboradores a se desenvolverem.

No entanto, não faça disso também uma competição, onde um ganha e o outro perde. Mostre aos funcionários a importância do respeito entre eles, que todos têm valor para a empresa e que estão ali para atuar de maneira colaborativa.

Fazer um bom gerenciamento de conflitos exige uma postura de liderança por parte do gestor. Lembre-se de que negociar é sempre a melhor maneira de diminuir essas divergências.

Esperamos que as nossas 5 dicas o ajudem na gestão de conflitos dentro da sua empresa. Agora, que tal compartilhar este conteúdo nas suas redes sociais? Assim, você ajuda outras pessoas que tenham dúvidas sobre o assunto!

2018-06-29T10:09:25+00:00

Sobre o Autor:

Com mais de 17 anos de experiência no mercado de TI, formado em Ciência da Computação. Estudante de Filosofia e Psicanálise. Empreendedor, apaixonado por pessoas e inovação. Diretor para Negócios Cloud e Inovação na INTELLIGENZA.