A união entre as áreas de Tecnologia da Informação e Recursos Humanos tem transformado a rotina de empresas, principalmente no que diz respeito à simplificação de tarefas. Diante disso, organizações têm investido em novas tecnologias a fim de reduzir problemas e aumentar a eficiência de suas equipes de trabalho.

Quando falamos especificamente da área de Recursos Humanos, existem problemas comuns no dia a dia que podem ser resolvidos pela tecnologia. Conheça agora 4 desses problemas comuns no RH e veja o que a inovação pode promover no setor!

1. Excesso de burocracia

Tradicionalmente, o RH é conhecido por ser um setor burocrático, uma vez que cuida dos documentos de colaboradores, cadastros, processos de entrada e saída, questões legais, armazenagem de currículos, entre tantas outras funções que demandam muita organização.

Essa característica é um motivo para muitas empresas deixarem de acreditar na capacidade estratégica do setor de Recursos Humanos, excluindo-o de questões decisivas para o resultado dos negócios.

Portanto, inserir a tecnologia para substituir arquivos de papel, programas pesados e processos manuais e com muitas etapas é elevar a importância do RH e conceder a ele responsabilidades mais relevantes para o negócio, como a produtividade da equipe, desempenho de colaboradores, capacitação profissional etc.

2. Dificuldade de motivar a equipe

Nesse aspecto, os recursos tecnológicos ajudam principalmente em dois pontos. Primeiramente, é comprovado que uma rotina automatizada, com ferramentas que simplificam as tarefas, aumenta a motivação dos colaboradores.

Em segundo lugar, o tempo que antes seria gasto com tarefas repetitivas pode ser convertido na elaboração de treinamentos motivacionais, marketing interno, entre outras estratégias que motivam a equipe.

3. Perda de informação

Softwares de gestão de pessoas são um ótimo exemplo para demonstrar que a integração de dados em um só local permite que os setores não percam informações relevantes para a sua rotina.

A partir do momento em que se tem uma ferramenta capaz de armazenar, analisar e gerar relatórios com base em dados da empresa, seja qual for o objetivo, os colaboradores passam a ter uma postura alinhada com os resultados do negócio.

Além disso, pensando em tarefas específicas do próprio RH, o acesso imediato a informações atualizadas sobre processos como os de R&S, tão presentes na rotina, é uma vantagem que traz ganhos como agilidade e assertividade.

4. Desperdício de tempo e recursos

Não é preciso fazer uma lista de argumentos para explicar que a tecnologia é a melhor amiga do tempo. Hoje, é possível resolver inúmeros problemas por meio de dispositivos digitais, com seus sistemas e aplicativos.

Levando em conta a realidade das empresas e especialmente dos departamentos que cuidam da gestão de pessoas, o desperdício de tempo traz consequências diretas para a rotina, bem como para o resultado final de tarefas, desde as mais simples até as mais complexas.

Além do tempo, a falta de eficiência e de conhecimento sobre a própria realidade gera um desperdício com recursos muitas vezes desnecessário, investimentos com pouco retorno, falhas repetidas e, finalmente, o famoso retrabalho.

O que todos precisam saber (e muitos já sabem) é que um sistema de gestão de pessoas tem o poder de reduzir custos para as empresas, resolvendo esses problemas comuns no RH.

Para saber mais, entre em nosso site e conheça soluções capazes de transformar a rotina da sua empresa e eliminar problemas que minam a produtividade!