A importância do Feedback no processo de Avaliação de Desempenho

  • A importância do feedback

Nos últimos anos, o processo de avaliação de desempenho vem demonstrando sua real importância dentro das empresas, onde há a necessidade cada vez mais imediata de respostas a variações do mercado e a busca de resultados expressivos, o processo de avaliação de desempenho se torna um grande aliado para empresas e seus colaboradores.

Um grande desafio, tem sido encontrar meios para que todos os participantes na avaliação se sintam realmente envolvidos pelo processo, buscando alcançar o total engajamento de gestores e colaboradores em sua realização.

Uma análise detalhada pode nos mostrar várias necessidades e peculiaridades que podem surgir quando falamos de avaliação de desempenho, podendo variar de acordo com o ramo de atividade da empresa ou até mesmo dependendo da maturidade do processo. Mas um aspecto específico do processo salta aos olhos: a necessidade de feedback entre os envolvidos no processo.

A palavra feedback, de origem inglesa, representa a ação de dar o retorno aos envolvidos em um determinado processo ou atividade. O feedback hoje em dia é utilizado por diversas áreas corporativas, sempre visando estreitar os laços entre o avaliador e o avaliado e principalmente a aceleração do atingimento do nível de qualidade esperado.

Podemos falar que nos dias atuais o feedback é um grande aliado ao processo de avaliação de desempenho, já que um retorno positivo ou negativo é ansiosamente aguardado pelos avaliados, pois é da natureza humana a expectativa em conhecer como nossas atitudes, nossos esforços estão sendo vistos por nossos semelhantes, nesse caso, os avaliadores.

Além de trabalhar com a expectativa gerada com o processo de avaliação, a aplicação do feedback junto a este processo, pode gerar um conteúdo riquíssimo para análise e absorção para a empresa que busca constantemente aprimorar suas atividades. Mas principalmente pode acelerar a tomada de ações necessárias para que todos trabalhem para atingir o resultado ideal.

Não importa se realizado entre o gestor e seu colaborador, vindo de um parceiro de trabalho ou até mesmo um retorno entre colaborador para seu gestor, o feedback constituído como ferramenta, prova diariamente que é um ótimo guia para as correções tão necessárias às atitudes, procedimentos e práticas diárias de colaboradores e companhias.

2022-02-10T16:51:44-03:00

Share This Story, Choose Your Platform!

Sobre o Autor:

Ir ao Topo