> >Inovação no RH: conheça as principais tendências do setor

Inovação no RH: conheça as principais tendências do setor

O mercado de trabalho está em constante transformação. Novas tecnologias surgem a todo o momento e as exigências de empresas e funcionários mudam a cada dia, acompanhando o dinamismo do cotidiano atual.

Por isso, a inovação no RH tornou-se fundamental para atender às atuais demandas do setor de forma ágil e efetiva. Confira, a seguir, algumas das mais importantes tendências da área de Recursos Humanos para você colocar em prática!

Implantação da Carreira em W

Até pouco tempo atrás, o tipo de crescimento mais comum oferecido pelas empresas era o plano de carreira em Y. Nele, o colaborador pode evoluir para uma posição gerencial ou ocupar um cargo de especialista em determinada área.

Porém, como muitos profissionais não se encaixam em nenhuma das opções, um novo modelo vem ganhando espaço nos últimos anos: a carreira em W. Além dos cargos gerenciais e técnicos, este formato traz a possibilidade de o funcionário se tornar um gestor de projetos.

Tal alternativa satisfaz aquele que deseja exercer uma posição de liderança, mas sem abandonar as atividades técnicas que o levaram a crescer na carreira.

Uso de Big Data

O uso do Big Data consiste em captar e cruzar informações quantitativas e qualitativas que revelem dados importantes sobre um negócio. A combinação entre o número de faltas, as notas de desempenho e as competências de um funcionário é capaz de indicar se ele precisa ou não ser substituído na equipe, por exemplo.

Por isso, tal trabalho vem se tornando cada vez mais útil ao profissional de RH, podendo ser desenvolvido para verificar se um time precisa de reforços ou cursos específicos para aumentar sua produtividade. As possibilidades são inúmeras.

E engana-se quem pensa que trabalhar com o Big Data sai caro. O investimento necessário para usar esta tecnologia vem se tornando menor a cada dia, à medida que cresce o número de ferramentas e serviços relacionados a ela.

Estratégias de marketing para inovação no RH

endomarketing tem se tornado cada vez mais importante para o profissional de RH, pois é capaz de aumentar o engajamento dos colaboradores e melhorar o clima organizacional. Ele consiste em estruturar canais de diálogo e propor ações específicas para a equipe, com o intuito de torná-la mais participativa e envolvida com a cultura da empresa.

Isso está diretamente relacionado ao conceito de Employer Brand (marca do empregador). Trata-se da reputação da organização como lugar para trabalhar. 

O salário é competitivo? Tem plano de carreira? Essas e outras perguntas formam a base da imagem de uma empresa enquanto empregadora — e é papel do RH gerenciá-la. Isso se dá por meio de um bom trabalho de comunicação interna, somado a esforços de marketing externo.

Esteja sempre atento às novidades

As tendências trazidas neste post serão fundamentais para seus processos de inovação no RH, mas não são as únicas. É preciso ficar sempre de olho nas novidades do mercado, como softwares de RH e incentivo ao home office, entre outras.

Para saber mais, entre em contato conosco. Será um prazer ajudar você!

2018-05-28T15:41:37+00:00

Sobre o Autor:

One Comment

  1. […] Gostou de saber mais sobre os impactos da reforma trabalhista no RH das empresas? Então visite nosso post sobre as principais tendências do mercado para inovação do setor. […]

Comments are closed.