> >Qual a importância da automação de processos de RH na sua estratégia?

Qual a importância da automação de processos de RH na sua estratégia?

Hoje, a atuação dos Recursos Humanos não mais se restringe à contratação, treinamento e desligamento de funcionários, mas integra o verdadeiro core business da organização. Assim, para otimizar ainda mais os trabalhos do departamento, uma boa estratégia é implementar a automação de processos.

Faz tempo que o RH das empresas deixou de ser um setor meramente burocrático e passou a integrar a área estratégica das organizações, contribuindo ativa e decisivamente, junto dos demais departamentos empresariais, para a conquista dos melhores resultados pelas companhias.

Mas, afinal, o que é essa prática e como ela pode auxiliar no sucesso da estratégia adotada pela sua empresa? Bem, é sobre isso que vamos falar neste post. Acompanhe!

O que é automação de processos

A automação de processos foi desenvolvida com a finalidade de tornar a atividade empresarial mais eficaz e eficiente, fazendo uso da tecnologia para acelerar determinados procedimentos burocráticos, promover maior confiabilidade no processamento de dados e informações, favorecer a integração de setores e o compartilhamento de informações importantes entre os vários departamentos da empresa.

Por meio dela é possível poupar tempo e recursos humanos com a realização de tarefas morosas ou desvinculadas da verdadeira estratégia da empresa, sobrando mais tempo para que os colaboradores se dediquem ao verdadeiro ponto chave do negócio, ao core business empresarial.

Por que adotar a automação de processos de RH

O departamento de pessoal de uma empresa fica responsável por uma série de demandas. Se, por um lado, o setor de Recursos Humanos tem novas tarefas a cumprir — sobretudo aquelas ligadas às áreas mais estratégicas da empresa —, por outro esse segmento não se desvinculou de suas tarefas ordinárias, como os procedimentos relativos à contratação, promoção, desligamento, treinamento e desenvolvimento de colaboradores.

Esse, talvez, seja o setor que mais tem prazos a cumprir para ficar em dia com a legislação. Há uma série de normas trabalhistas, financeiras, tributárias e previdenciárias que fazem surgir a necessidade de contar com uma forcinha a mais para desenvolver um bom trabalho e evitar a imposição de penalidades por descumprir as normas legais.

Contar com sistemas informatizados e com a ajuda da tecnologia pode fazer a diferença no dia a dia do seu RH. Vejamos as principais vantagens de automatizar os processos no setor de Recursos Humanos:

Cumprimento de prazos

As empresas brasileiras são submetidas a uma série de obrigações legais, dos mais variados níveis. Muitas vezes, dada a complexidade e obscuridade da legislação, fica difícil dar conta de todas as imposições feitas pela lei. São muitos prazos a cumprir, seja no momento da contratação de um novo funcionário, na hora de conceder férias, em caso de acidente de trabalho, ou mesmo durante o desligamento do colaborador. Contar com softwares adequados para facilitar essas tarefas certamente trará mais eficiência, confiabilidade e dinamismo para as atividades de RH.

Uso de EPI’s pelos funcionários

Todo mundo sabe da importância dos Equipamentos de Proteção Individual, mas poucas são as empresas que realmente cobram e fiscalizam o seu uso pelos funcionários. Aqui está mais uma vantagem de contar com a tecnologia no setor de Recursos Humanos. Receber avisos e poder monitorar o uso das ferramentas pelos colaboradores pode evitar dores de cabeça no futuro com acidentes de trabalho.

Cálculo da folha de pagamento

A folha de pagamento é outro trabalho burocrático executado pelo RH. A legislação trabalhista é prolixa e cheia de regrinhas, que, se esquecidas ou deixadas de lado, podem ocasionar multas ao empregador. Aqui, o melhor mesmo é contar com o software adequado para fazer esse trabalho por você. Além de evitar erros, a automação dessa atividade impede a extinção de valiosas informações e facilita a comprovação dos fatos, em caso de ações trabalhistas.

Agora que você já sabe qual a importância da automação de processos de RH na estratégia da sua empresa, baixe agora mesmo o nosso e-book sobre como escolher o software ideal para te auxiliar na gestão de pessoas!

2018-05-28T15:58:50+00:00

Sobre o Autor:

Com mais de 17 anos de experiência no mercado de TI, formado em Ciência da Computação. Estudante de Filosofia e Psicanálise. Empreendedor, apaixonado por pessoas e inovação. Diretor para Negócios Cloud e Inovação na INTELLIGENZA.